| 14/08/2008 00h05min
O Gre-Nal de ida pela primeira fase da Copa Sul-Americana, disputado no Estádio Beira-Rio, terminou empatado em 1 a 1. Com a equipe titular em campo e jogando em casa, o Inter saiu na frente com um gol de pênalti marcado por Daniel Carvalho, já no segundo tempo. Cinco minutos depois, Léo, usando a cabeça, deu números finais ao clássico de número 371.
Com o resultado, o Grêmio joga com a vantagem de um empate sem gols na partida de volta, no Estádio Olímpico, para seguir adiante na Copa Sul-Americana. O jogo será disputado dia 28 de agosto, uma quinta-feira. Caso ocorra nova igualdade por dois ou mais gols, a vaga fica com o Inter. Em caso de um novo 1 a 1, a disputa será nos pênaltis.
Jogo começa parelho
Um Gre-Nal atípico, disputado por uma das equipes com o time reserva, começou da maneira tradicional. Muita disputa no meio-campo, poucas chances de gol e lances ríspidos marcaram o primeiro tempo do clássico.
Sem Nilmar, Tite tentou surpreender Celso Roth com a mudança de esquema. Bolívar no lado esquerdo, Índio pela direita e Sorondo na sobra formaram o trio defensivo no 3-5-2 armado pelo técnico colorado. Já o comandante gremista, sem Felipe Mattioni lesionado, escalou Rudnei na ala-direita da equipe, que só tinha Léo dos jogadores considerados titulares.
Precisando desesperadamente de uma vitória no clássico para ganhar moral, o Inter dominou o jogo nos 45 minutos iniciais, mas teve apenas uma chance de gol. Aos 20 minutos, o estreante D'Alessandro cobrou escanteio da direita e Índio cabeceou para fora, com muito perigo.
Muito bem marcado pelos volantes do Grêmio, D'Alessandro esteve apagado no primeiro tempo. O argentino teve boa chance de abrir o placar em uma cobrança de falta na entrada da área Tricolor, mas chutou em cima de Marcelo Grohe, que fez a defesa em dois tempos.
Postado na defensiva e apenas especulando nos contra-ataques, o Grêmio também chegou forte aos 24 minutos. Depois de uma jogada de André Luís, às costas de Gustavo Nery, a bola passou na frente do gol de Clemer, mas Reinaldo chegou um pouco atrasado.
Sorondo sai machucado
O Inter voltou do vestiário com Marcão no lugar de Sorondo, que saiu sentindo o joelho machucado anteriormente. Logo após o reinício da partida, a torcida colorada levou um susto. Reinaldo aproveitou uma sobra dentro da área colorada e chutou para dentro do gol, mas o bandeira assinalou impedimento, anulando o lance gremista.
Aos 10 minutos, Celso Roth perdeu o zagueiro Thiego, lesionado. O volante Adílson foi para o jogo, alterando o esquema da equipe gremista, que passou a ter apenas dois zagueiros – Léo e Jean.
Daniel Carvalho abre o placar
Logo após a modificação gremista, aos 14 minutos, Guiñazu escapou em velocidade pelo meio e foi puxado dentro da
área pelo zagueiro Jean. Pênalti indiscutível. Adriano pegou a bola para bater, mas Daniel Carvalho foi lá, pediu para fazer a cobrança e não decepcionou a torcida colorada: 1 a 0.
Léo empata
Cinco minutos depois, quando a torcida colorada ainda comemorava o gol de Daniel Carvalho, Léo fez explodir o lado azul no Estádio Beira-Rio. Souza ergueu uma bola da intermediária e o capitão tricolor, com um leve desvio com a parte de trás da cabeça, venceu o goleiro Clemer: 1 a 1.
Com o empate no placar, os técnicos começaram a usar as armas que tinham no banco de reservas. Tite tirou Wellington Monteiro e Daniel Carvalho e mandou a campo Rosinei e Luís Carlos. Celso Roth mostrou que não estava satisfeito com o empate de 1 a 1 fora de casa, colocando o atacante Soares no lugar do volante Rudnei.
Técnicos alteram o jogo
O jogo ficou aberto. As duas equipes ousaram no ataque e as chances de gol apareceram em maior número. Rosinei apareceu livre pela direita, mas o chute parou nas mãos de Marcelo Grohe. Depois de uma bobeada de Clemer e Marcão, Souza teve nos pés a chance de marcar, mas o goleiro colorado fez a defesa.
O Gre-Nal terminou empatado, mas quem saiu comemorando foi a torcida do Grêmio. Os reservas de Celso Roth souberam segurar o time principal do Inter e agora vão para o jogo de volta com a vantagem de chegar à fase seguinte com um 0 a 0 no Estádio Olímpico.
No Brasileirão, o Grêmio volta a campo no domingo contra o São Paulo, no Olímpico. O Inter enfrenta o Vasco em São Januário, também no domingo. As duas partidas iniciam às 16h.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.