Notícias

 | 13/08/2008 15h41min

Dantas nega ter mandado grampear adversários

Banqueiro fala na CPI das Escutas Telefônicas Clandestinas sobre a Operação Chacal

Atualizada às 18h07min

O banqueiro Daniel Dantas negou nesta quarta-feira que tenha sido o mandante dos grampos telefônicos de adversários empresarias. De acordo com Dantas, a Telecom Itália foi quem contratou a empresa de investigação Kroll.

— A Brasil Telecom contratou a Kroll por ser a mais requisitada da área — disse Dantas.

Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Escutas Telefônicas Clandestinas da Câmara dos Deputados, Daniel Dantas negou que tenha havido grampos telefônicos. Ele afirmou que no processo, que corre na Justiça Federal sobre o caso, não há referências a escutas telefônicas irregulares.

Ontem, o Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu liminar em pedido de habeas corpus ajuizado pelo banqueiro. A decisão garante a ele os direitos de não ser preso se ficar calado e de ser assistido por advogado durante o depoimento, além de ter acesso aos documentos da CPI. Dantas está acompanhado do advogado Nelson Machado e abriu mão dos 20 minutos que teria para fazer uma exposição inicial. Assim, a reunião começou diretamente com perguntas do presidente da CPI, deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ).

O sócio-fundador do Grupo Opportunity também disse que o governo federal — e mais especificamente o presidente do Banco do Brasil no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Cassio Kasseb — teria pressionado o Citibank para que este desfizesse sua sociedade com o Fundo Opportunity na Brasil Telecom.

A comissão quer ouvir Dantas sobre a Operação Chacal, realizada pela Polícia Federal em 2004, que desvendou um esquema de escutas telefônicas clandestinas feitas pela empresa americana Kroll Associates. As escutas teriam sido encomendadas por Dantas durante a disputa com a Telecom Itália pelo controle acionário da Brasil Telecom. A investigação demonstrou que a Kroll também investigou autoridades brasileiras.

AGÊNCIA CÂMARA E AE
Wilson Dias, Agência Brasil  / 

Dantas presta depoimento à CPI das Escutas Telefônicas Clandestinas
Foto:  Wilson Dias, Agência Brasil


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

07/08/2008 16h53min
Presidente da CPI admite doação de aliado de Dantas
06/08/2008 23h48min
Satiagraha: depoimento de Protógenes decepciona relator da CPI dos Grampos
06/08/2008 15h41min
Protógenes confirma indícios de grampos clandestinos
31/07/2008 18h21min
Votação do projeto sobre interceptações telefônicas deve ser prioridade neste semestre
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.