Notícias

 | 30/07/2008 06h24min

Inter-SM entra na Justiça contra susposto acordo entre times da Série C

Decisão foi tomada após o volante Rafinha, do Toledo, afirmar que houve acordo entre equipes

Ramiro Guimarães  |  ramiro.guimaraes@diariosm.com.br

A participação do Inter-SM na Série C do Campeonato Brasileiro ganhou repercussão nacional. Só que não foi do jeito que a torcida esperava. Tudo por causa da entrevista do volante Rafinha, do Toledo, admitindo que o empate em 0 a 0 da sua equipe com o Marcílio Dias, domingo, foi combinado entre os jogadores. O resultado eliminou Inter-SM e Engenheiro Beltrão. O futuro da competição pode ser decidido no STJD.

O Inter-SM entrou ontem à tarde com uma ação no tribunal. O vice jurídico do clube, Alberto Olivier, enviou o recurso via fax para o STJD e, em seguida, postou no correio o CD com a gravação do jogador Rafinha (veja quadro). O pedido é pela repetição do jogo entre Toledo e Marcílio Dias. O clube gaúcho também entrou com uma liminar solicitando a suspensão dos jogos do Grupo 24 da segunda fase da Série C.

— Entramos com um pedido em regime de urgência urgentíssima. A Série C não pode continuar sem que se esclareça esse fato — diz Olivier.

O procurador geral do STJD, Paulo Schmitt, vai formular hoje uma denúncia referente ao jogo entre Toledo e Marcílio Dias. Ele pedirá a repetição das duas partidas do Grupo 15, Toledo x Marcílio Dias e Inter-SM x Engenheiro Beltrão. Se o pedido for aceito, será marcada uma nova data para esses dois jogos, mas terão de ocorrer no mesmo horário.

— No entendimento da procuradoria, houve um atraso proposital da partida em Toledo e, por isso, estamos sugerindo a repetição das duas partidas — explica Schmitt.

Sobre a desclassificação de Toledo e Marcílio Dias da Série C, Schmitt esclarece que a pena de eliminação, prevista no artigo 275 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, aplica-se apenas para pessoas físicas, não podendo os clubes (considerados pessoas jurídicas) serem eliminados da competição. Quem deve ser enquadrado nesse artigo é o volante Rafinha, do Toledo.

O técnico do Marcílio Dias, Sergio Ramirez, também pode ser indiciado. Ele ordenou que os jogadores trocassem de uniforme no intervalo, atrasou o reinício do jogo em cerca de 10 minutos (o intervalo durou 23 minutos em vez de 15 minutos).

O procurador do STJD também vai entrar com um pedido de suspensão liminar dos jogos da segunda fase da Série C envolvendo as equipes que teriam combinado o resultado. Assim, a primeira rodada do Grupo 24, prevista para este domingo, deve ser suspensa por tempo indeterminado.

— Como envolve a eliminação de pessoas físicas, é um procedimento mais lento. O que eu posso adiantar é que, dificilmente, os jogos envolvendo Toledo e Marcílio Dias serão realizados neste domingo — diz Schmitt.

O que pode acontecer

Rafinha

Pode ser enquadrado no artigo 275 (proceder de forma atentatória à dignidade do desporto, com o fim de alterar resultado de competição) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva e ser banido do futebol.

No campeonato

As partidas entre os quatro times podem ser anuladas. Os jogos do próximo domingo do Grupo 24, onde estão Toledo e Marcílio Dias, devem ser suspensos por tempo indeterminado.

A declaração de Rafinha

"Olha, isso é... Acho que é o grupo, né, todos nós jogadores. A gente... Conversamos aí com os jogadores do Marcílio, entre a gente. A gente sabia que a gente ia classificar. A gente que não fez... Acho que, como eu disse, não tem nem o que falar. É feio, mas tem que pensar no nosso futuro, na seqüência da competição. E na seqüência, pensar em cada um da gente que... Se a gente perde o jogo, a gente tá fora. E daí tem pai de família aqui dentro que tem família pra cuidar e, acho que é isso daí. A gente tem que pensar no nosso futuro."

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.