| 28/07/2008 14h37min
Pela primeira vez neste ano, o preço médio pago ao produtor de leite caiu no país. De acordo com levantamento da Scot Consultoria, o valor chegou a R$ 0,72 por litro em junho, 2,45% a menos que em maio. O valor menor foi registrado em 14 das 17 capitais pesquisadas pela consultoria.
Em entrevista ao Mercado e Companhia, nesta segunda-feira, dia 28, Maurício Nogueira, da Scot Consultoria, explicou que a indústria, com dificuldades em vender o produto no varejo, começou a formar estoques.
– O preço ao consumidor continuou aumentando, mas a indústria não está recebendo por esse aumento. Então ficou em uma situação delicada, porque o preço dela subiu menos que a matéria-prima. Ela vai estocando e isso se reverte em queda no preço ao produtor.
Para os próximos meses, de acordo com o consultor, é de manutenção da trajetória de queda. A reversão desse quadro depende de dois fatores: o primeiro é aumentar o consumo para reduzir o estoque da indústria. O segundo é o próprio produtor regular a oferta de leite no mercado.
– Se acontecer, ou o mercado estabiliza ou cai menos do que pode cair – concluiu Maurício Nogueira.
CANAL RURAL.COMGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.