| 21/07/2008 11h46min
Investigações realizadas por autoridades chinesas afirmaram que o Movimento Islâmico do Turquistão Oriental (Etim) estaria organizando ataques terroristas em locais olímpicos. Foi o que autoridades do Comando de Segurança da Olimpíada declaram à CCTV, a televisão estatal chinesa, destacando que "os planos já foram detalhados".
Na última semana, a polícia chinesa de Kashgar, cidade da região autônoma de Xinjiang, onde vive a maioria muçulmana uigur, afirmou ter identificado, neste ano, a presença de 12 grupos terroristas internacionais, entre os quais o Etim. No começo do mês, o escritório da segurança pública de Urumqi, capital de Xinjiang, anunciou ter descoberto os planos de cinco grupos, realizando 82 prisões. A polícia também teria destruído 41 bases onde os militantes islâmicos se reuniam.
Segundo o Comando de Segurança da Olimpíada, é necessária a colaboração das forças de segurança internacional. Em vista da abertura dos Jogos, em 8 de agosto, Pequim reforçou
as medidas de segurança:
40 unidades antiterrorismo começaram a funcionar em 1º de julho, com cerca de 110 mil forças de ordem. Foram instaladas 300 mil câmeras na capital chinesa.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.