| 19/07/2008 20h20min
Em um jogo de correria, marcado por boas chances criadas pelo Fluminense e interceptadas pelo Figueira, o placar no Maracanã ficou em 1 a 0 para o time da casa, pela 13ª rodada do Brasileirão. O único gol da partida, anotado por Thiago Neves, foi alvo de muita confusão no gramado e resultou em um cartão amarelo para Wilson e um vermelho para o técnico PC Gusmão.
De qualquer forma, e apesar da derrota, o Figueirense que foi ao Maracanã desfalcado de quatro titulares (Edu Sales, machucado, e Cleiton Xavier, Diogo e Magal, que cumpriram suspensão), deixou escapar a invencibilidade de PC Gusmão, mas demonstrou garra do começo ao final da partida, no melhor estilo pretendido pelo treinador.
Flu saiu da degola
Com a vitória em casa, o Flu saiu da zona de rebaixamento e está na 16ª colocação, com 12 pontos. O tricolor carioca, agora, passará o domingo torcendo por derrotas de Atlético-MG e Goiás para seguir fora da zona.
Já o Figueirense ficou no mesmo lugar. Com a sétima posição da tabela, o alvinegro soma 19 pontos e, até o final da rodada, ainda pode cair para a nona colocação, dependendo dos resultados de Náutico x Internacional e Atlético-MG x Coritiba.
Descontentamento com árbitro e gol
Aos 38 minutos da etapa final, um lance confuso na área deixou o Figueirense com a pulga atrás da orelha em relação à arbitragem. Isso porque Rafael coelho, muito próximo do travessão do lado direito do goleiro Ricardo Berna, caiu, dando a impressão de ter sido derrubado pelo goleiro quando chegava para marcar. O árbitro não interpretou como penalidade máxima e mandou prosseguir.
Dois minutos depois, o Flu cobrou escanteio pelo lado esquerdo de Wilson. Colado no goleiro do Figueirense, Washington subiu e usou as mãos para dar um tapa na bola e tirá-la do alcance do defensor, que caiu no chão instantaneamente. A sobra ficou nos pés de Thiago Neves, que só teve o trabalho de chutar para balançar a rede.
O lance deixou os jogadores do Figueirense revoltados e eles partiram para reclamar com o árbitro. No entanto, além da reclamação não surtir efeito positivo para o time, ainda prejudicou. Wilson levou cartão amarelo e o técnico PC Gusmão, que ironizou a arbitragem à beira do gramado, foi expulso de campo.
O jogo
O Fluminense começou pressionando o Figueira com muita qualidade. Washington, Conca, Dodô e Thiago Neves incomodaram a zaga alvinegra e deixaram o grito de gol entalado na garganta dos torcedores presentes no Maracanã.
O primeiro lance de perigo foi afastado pelo "milagreiro" alvinegro, o goleiro Wilson. Washington passou pela esquerda da área com tranqüilidade, cruzou e enfiou a bola para Thiago Neves, a bola desviou na zaga e Wilson mandou para longe antes que o jogador do Flu chutasse.
Um minuto depois e o Flu, com Dodô pela direita da área, mandou uma bola na trave. Aos 11, novamente o travessão esteve do lado do Figueirense. Washington manda uma bomba e por muito pouco não entrou.
O Figueira reagiu a partir dos 20 minutos, com jogadas de velocidade de Rodrigo Fabri, contando com a movimentação e fuga da marcação de Tadeu, enquanto Ricardinho e Marquinho apoiavam no ataque.
Nas laterais, William Matheus e Anderson Luís se destacaram, sobretudo, na marcação dos adversários. O volante Jackson, em sua estréia, fez investidas para o gol e arriscou de longe, demonstrando personalidade em sua primeira vez com a camisa alvinegra.
O Flu começou o segundo tempo, novamente, pressionando mais. Os mesmos Washington, Thiago Neves e Dodô tiveram boas chances nos primeiros 20 minutos. Renato Gaúcho deixou o time mais ofensivo, colocando o atacante Tartá no lugar do volante Fabinho. Somália ainda substituiu Dodô e o Figueira não soube aproveitar bem os espaços abertos.
A partir da segunda metade da etapa final, a batalha ficou travada entre Thiago Neves e Wilson. O tricolor carioca quase marcou aos 36, num chutaço de Thiago Neves que o goleiro alvinegro foi no ângulo espalmar. Três minutos depois, Wilson fez mais uma defesa milagrosa, outra vez em um chute de Thiago Neves.
Apesar de levar a melhor até o final do segundo tempo, Wilson não venceu a guerra contra o jogador do Flu. O gol surgiu aos 40 minutos, após a cobrança de um escanteio pelo lado direito do goleiro alvinegro. A bola, após desvio em Washington, caiu nos pés de Thiago Neves que anotou o resultado que o tricolor carioca precisava para fugir da zona de rebaixamento, perdendo no placar de batalhas mas terminando com o triunfo da vitória em casa.
Próxima rodada
Pela 14ª rodada do Brasileirão, o Figueirense recebe o Grêmio, na próxima quinta-feira, às 20h30min, no Orlando Scarpelli. Já o Flu, joga na quarta-feira, diante do Vasco, em São Januário, às 21h45min.
Figueira segurou a ofensividade do Flu, mas não conseguiu nenhum ponto fora de casa
Foto:
Ricardo Ayres
/
Photocamera
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.