Notícias

 | 17/07/2008 09h48min

BC suspeita de lavagem de dinheiro no banco de Dantas

Opportunity "não tem controle" sobre operações de correntistas, aponta investigação

O Banco Central (BC) está processando o banco Opportunity, de Daniel Dantas, por suspeita de lavagem de dinheiro. Os indícios da prática criminosa foram levantados pelo próprio BC, em uma fiscalização feita em 2007 pelo Departamento de Combate a Ilícitos Financeiros e Supervisão de Câmbio e Capitais Internacionais (Decic). O relatório do Decic concluiu que o Opportunity "expõe seus produtos e serviços à lavagem de dinheiro" porque "não tem controle" das operações de seus correntistas.

Segundo a apuração, o processo administrativo contra o Opportunity ainda está em curso. A fiscalização do BC mostrou que o banco de Dantas abria contas sem documentação mínima. Havia cadastros sem comprovantes de residência, identidade (RG) e do contribuinte (CPF). Nenhum dos registros de pessoa jurídica continha informações sobre faturamento, e cerca da metade dos registros de pessoa física não descrevia informações sobre renda.

A avaliação do BC faz parte dos documentos anexados ao relatório da Operação Satiagraha, da Polícia Federal (PF), e mostra que uma das contas com irregularidades é a de Maria Alice Dantas, mulher de Daniel Dantas. O nome dela era usado, segundo a PF, como "laranja" da suposta quadrilha liderada pelo banqueiro.

Na ficha cadastral da mulher de Dantas, segundo o BC, consta uma renda não comprovada de R$ 1.468,44 no cargo de analista de sistemas sênior da Opportunity Gestora de Recursos Ltda. — uma empresa do grupo. Seu patrimônio, tampouco comprovado, seria de R$ 60 mil. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Clique nos nomes abaixo e veja os perfis
Quem é Dantas
Quem é Pitta
Quem é Naji Nahas

Agência Estado
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.