| 07/07/2008 18h09min
O técnico Dunga convocou nesta segunda-feira, dia 7 de julho, 18 jogadores para a Seleção Brasileira que disputará as Olimpíadas de Pequim. A convocação atende ao prazo estabelecido pela Fifa de 15 dias do início da preparação para as Olimpíadas, prevista para o dia 22 de julho, provavelmente na Granja Comary. A data final para a convocação definitiva para as Olimpíadas de Pequim será no dia 23 de julho.
Ronaldinho e Robinho são os jogadores relacionados acima de 23 anos. Thiago Silva tem 23, mas completa 24 em setembro.
Entre os jogadores gaúchos ou que atuaram na dupla Gre-Nal destaque para os gremistas Anderson, Lucas, Ronaldinho e os colorados Renan, Alexandre Pato e Rafael Sobis. A surpresa é a não convocação do zagueiro Léo, do Grêmio.
O Brasil está no Grupo C, ao lado de Bélgica, China e Nova Zelândia. A Seleção Olímpica estréia no dia 7 de agosto contra a Bélgica, em Shenyang, às 6h (horário de Brasília). No dia 10 de agosto, enfrenta a Nova
Zelândia, no mesmo horário, em
Shenyang. No dia 13 de agosto, o adversário será a China, em Qinhuangdao, às 8h45min (horário de Brasília).
As quartas-de-final serão disputadas no dia 16 de agosto, as semifinais no dia 19 de agosto, a diputa pela medalha de bronze no dia 22 e pela medalha de ouro, no dia 23 de agosto.
Dunga explicou os critérios adotados para chegar à relação, em que teve as suas opções de escolha limitadas, principalmente no setor defensivo.
— Foram convocados três laterais, três zagueiros e três volantes. Do meio para a frente, houve uma maior diversificação, com a preocupação de escolher jogadores versáteis. Jogadores que sejam rápidos, e também com boa presença de área, com aproveitamento nas bolas altas e nas jogadas de bola parada.
O fator experiência também pesou na convocação pelo técnico da Seleção Brasileira Olímpica. Dunga deu preferência a jogadores nascidos em 1985 e, mesmo em relação aos que nasceram antes, procurou chamar
aqueles acostumados a disputar torneios e partidas
internacionais.
— O fator experiência pode ser decisivo nas Olimpíadas. Por isso, foram chamados muitos jogadores de 85, e mesmo os mais novos já têm experiência internacional.
Confira os convocados:
Goleiros
Diego Alves (Almería)
Renan (Internacional)
Laterais
Rafinha (Schalke)
Ilsinho (Shakhtar Donetsk)
Marcelo (Real Madrid)
Zagueiros
Breno (Bayern de Munique)
Alex Silva (São Paulo)
Thiago Silva (Fluminense)
Meio-campistas
Anderson (Manchester United)
Lucas (Liverpool)
Ronaldinho Gaúcho (Barcelona)
Diego (Werder Bremen)
Hernanes (São Paulo)
Thiago Neves (Fluminense)
Atacantes
Alexandre Pato (Milan)
Jô (Manchester City)
Rafael Sobis (Bétis)
Robinho (Real Madrid)
Coleção de fracassos
Atlanta (1996) - Medalha de bronze, após
eliminação nas semifinais pela Nigéria. Assegurada a vaga no Pré-Olímpico, o técnico Zagallo pediu e levou quatro amistosos. Não perdeu nenhum: Croácia (1 a 1), Polônia (3 a 1), Dinamarca (5 a 1) e seleção da Fifa (2 a 1). Mas na hora que valia mesmo, nos restou o terceiro lugar. O time tinha Ronaldo, Roberto Carlos e Juninho Paulista (até 23 anos). Rivaldo, Aldair e Bebeto eram os "velhos".
Sydney (2000) - Eliminação nas quartas-de-final para Camarões, na "morte súbita". Houve preparação até para o Pré-Olímpico, vencido pela seleção brasileira, com amistosos contra Trinidad e Tobago (7 a 0) e Costa Rica (4 a 1). Um mês antes dos Jogos, o time do técnico Wanderley Luxemburgo chegou a jogar duas vezes na Austrália, buscando melhor adaptação.
Atenas (2004) - Fiasco total do time treinado por Ricardo Gomes. Eliminado no Torneio Pré-Olímpico de Viña del Mar, no Chile, o futebol brasileiro nem foi à Grécia.
Pequim (2008) - É a pior
preparação dos últimos tempos. Ninguém tem idéia de qual será o time do técnico Dunga. Em dezembro de 2007, o time enfrentou a seleção dos melhores do Brasileirão e perdeu por 3 a 0. Em junho deste ano, venceu um combinado carioca desfalcado por 1 a 0. A vaga em Pequim veio com o título sul-americano sub-20, no Paraguai.
Países classificados
Argentina, Brasil, China, Holanda, Sérvia, Bélgica, Itália, Camarões, Nigéria, Costa do Marfim, Austrália, Japão, Coréia do Sul, Estados Unidos, Nova Zelândia e Honduras.
Grupo C: Bélgica, China, Nova Zelândia e Brasil.
Você sabia?
- Os melhores resultados brasileiros foram as medalhas de prata em Los Angeles (1984), usando o time do Inter como base, e Seul (1988), com um ataque formado por Bebeto e Romário.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.