| 10/06/2008 17h27min
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta terça-feira que uma "ligeira desaceleração" do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre deste ano, conforme detectado pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), era "desejável" para que houvesse uma "convergência" entre a oferta e a demanda por produtos e serviços.
Para todo este ano, a expectativa do ministro é que o PIB cresça 5%, contra os 5,4% de aumento registrados em 2007. Os números do IBGE mostram que o PIB subiu 5,8% no primeiro trimestre deste ano, contra 6,2% nos três últimos meses de 2007.
— É jogar um pouco de água na fervura. No último trimestre do ano passado, a demanda por produtos e serviços, em torno de 8,6%, estava muito aquecida — disse Mantega.
Ele lembrou que os números do PIB divulgados nesta terça-feira apontam para um crescimento menor da demanda, de 6,6%, contra os últimos três meses do ano passado.
Mantega destacou que a alta
acumulada nos 12 meses até março foi de 5,8%. Ele
comentou a pequena desaceleração do crescimento do consumo no primeiro trimestre em relação ao quarto trimestre de 2007, de modo que haverá uma pressão menor da demanda sobre a inflação.
— Mas ainda continua sendo uma demanda robusta. Ela só perdeu parte do seu ímpeto, o que afasta problemas inflacionários — afirmou ele sobre o PIB.
Por outro lado, destacou o ministro, os investimentos continuam fortes.
— Isso mostra que os empresários continuam apostando no futuro do país — disse Mantega.
Com informações do site G1 e da AE.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.