| 27/05/2008 11h12min
A tocha olímpica dos Jogos de Pequim passou nesta terça-feira pela antiga capital chinesa de Nankin, localizada na província de Jiangsu, onde percorreu um trajeto de 12,9 quilômetros.
O trajeto original era de 40 quilômetros, mas foi reduzido para simplificar as celebrações após o terremoto do dia 12 de maio, que matou mais de 50 mil pessoas na província de Sichuan.
Após o minuto de silêncio habitual pelas vítimas do terremoto, o heptacampeão mundial de badminton Yang Yang pegou a tocha no Centro Esportivo da antiga capital chinesa entre cartazes e palavras de apoio tanto aos Jogos como aos atingidos pela catástrofe.
Diante do olhar atento de quase 1 milhão de espectadores, em uma cidade de cerca de 6 milhões de habitantes, 208 pessoas de 14 a 91 anos levaram a tocha pelas ruas, entre eles dois policiais e um bombeiro que acabam de retornar do epicentro do terremoto.
– Carregar a tocha não é apenas uma honra, mas um dever – declarou Zhou Jun, subdiretor da brigada especial de bombeiros enviada de Nankin para Beichuan, uma das localidades mais atingidas pela tragédia.
Após um percurso que durou menos de três horas, e que atravessou tanto pontos históricos como representativos da modernidade da cidade, a ex-jogadora de vôlei Sun Yue correu o último trecho e deixou a chama em uma pira no parque Gulou.
EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.