| 10/05/2008 20h09min
O Grêmio estreou com vitória no Brasileirão. Faturou três pontos fora de casa diante do atual campeão, São Paulo, no início da noite deste sábado, no Morumbi. O gol da partida foi marcado pelo zagueiro Pereira no início do segundo tempo. O resultado positivo pode servir para amenizar a pressão que ronda o trabalho do técnico Celso Roth à frente do time, que optou pelo esquema 3-5-2. Na saída de campo, Roth demonstrou satisfação:
– Num clássico, foi um bom resultado – resumiu o técnico.
Mesmo sendo contra uma equipe mista são-paulina, a importância que o confronto teve se traduziu na delegação – além de André Krieger, contou com Rodrigo Caetano e Luiz Onofre Meira na viagem à capital paulista.
Na prática, um início de jogo até surpreendente. O Grêmio é quem foi para cima dos reservas do São Paulo, fazendo marcação na saída de bola e dando bastante trabalho ao time adversário. O domínio da partida até os 20 minutos foi nitidamente gremista, embora sem chances claras de gol. Durante os primeiros 45 minutos, as equipes exigiram pouco dos goleiros. O São Paulo teve um chute despretensioso de Júnior, da intermediária, e uma cobrança venenosa de escanteio do meia Dagoberto, na qual Victor teve de espalmar para evitar o gol olímpico.
Já o Grêmio, nas oportunidades que criou, chegou com certo perigo nas bolas enfiadas para Perea dentro da área. O primeiro chute dos comandados de Celso Roth só saiu aos 29 minutos. Perea recebeu de Roger na entrada da área pela esquerda e bateu cruzado. Rogério Ceni defendeu sem perigo. Mais tarde, o colombiano fez outra boa jogada individual pela direita, mas chutou por cima do gol. E no último lance antes do intervalo, Leo apareceu no ataque e chutou da intermediária, exigindo boa defesa de Ceni.
Mas de todo modo, o 3-5-2 armado por Celso Roth para a abertura no Brasileirão conseguiu segurar o São Paulo com boa postura defensiva e saída rápida ao ataque.
Questionado se iria corresponder na função de líbero, Pereira fez uma partida sólida na defesa e resolveu também o placar da partida no início do segundo tempo. Em uma bola na qual Soares desistiu, Roger foi tentar roubar de Alex Silva na linha de fundo e sofreu falta. Paulo Sérgio cobrou a falta e alçou na área. Pereira foi quem apareceu para cabecear firme para o fundo do gol de Ceni aos 5 minutos.
O panorama não foi o mesmo, nem o domínio gremista se repetiu. Na desvantagem, o time de Muricy cresceu em campo e teve o maior volume de jogo no segundo tempo. Na tentativa de surpreender na bola aérea, o treinador mandou Alex Silva sair da zaga e se fixar como centroavante – inclusive demonstrou boa técnica para a função em alguns lances. Já o Tricolor, na tentativa de administrar o resultado, não conseguia reter a bola no campo de ataque.
Roth mexeu no time na metade final da etapa complementar. Promoveu a estréia de Makelele, no lugar de Roger, e sacou Soares para a entrada de Rodrigo Mendes. O camisa 10 gremista saiu do jogo e iniciou
tratamento com gelo no
tornozelo, ainda na casamata.
O volante deu boa movimentação pela direita, com chegada no ataque, mas saiu dos pés de Rodrigo Mendes o lance que quase ampliou o placar no fim do jogo. Antes disso, Rogério Ceni assustou o colega de posição Victor com uma cobrança próxima à área aos 43 minutos.
Já com Jonas em campo aos 45 do segundo tempo no lugar de Perea, Rodrigo Mendes cruzou da esquerda para o reserva. Jonas dominou e bateu rasteiro no canto. Rogério Ceni fez uma excelente defesa.
Na segunda rodada do Brasileirão, o Grêmio recebe o Flamengo no Estádio Olímpico no próximo domingo, dia 18, enquanto o São Paulo visita o Atlético-PR no mesmo dia.
CLICRBS
Roger teve boa atuação, foi substituído e realizou tratamento com gelo no tornozelo
Foto:
Gaspar Nóbrega, VipComm
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.