| 20/04/2008 14h15min
Em mais um final equilibrada, a Cimed, equipe de Florianópolis, conquistou o bicampeonato da Superliga Masculina de Vôlei.O time da Capital bateu um forte adversário, o Minas, pelo placar de 3 sets a 2 (25/27, 25/21, 24/26, 25/15 e 15/13). Mais de 10 mil pessoas foram ao Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, para assistir a partida.
A equipe catarinense já programou a comemoração. Mesmo com a chuva que cai na Capital, vão desfilar pela cidade em cima de um carro dos Bombeiros. Os atletas saem do Rio de Janeiro, às 16h40 em um vôo da TAM.
Cimed e Minas se enfrentaram três vezes nessa temporada da Superliga, com duas vitórias para o time catarinense e uma para os mineiros. Essa é também a terceira vez consecutiva que as duas equipes se enfrentam na final do campeonato. A Cimed conquistou o título em 2006 e 2008 e o Minas, em 2007.
O primeiro set
O início do jogo foi equilibrado, mas logo a equipe do Minas mostrou
superioridade técnica e abriu três pontos de vantagem (7
a 4). Ao longo do set, a Cimed corrigiu as falhas, o experiente atacante Kid, campeão olímpico em 1992, entrou na rede e soltou o braço. Foi reação catarinense, que conseguiu encostar no placar (21 a 20).
Os pontos finais foram disputados bola-a-bola. Os dois times forçaram saques, exploraram bloqueios e o contra-ataque. O ponto do set foi conquistado por uma falha no bloqueio da Cimed. A equipe mineira venceu, por 27 a 25.
O segundo set
O saque, que foi um problema para a equipe catarinense no primeiro set, passou a ser a arma da Cimed para a reação no segundo. Depois de um início equilibrado, o time da Capital toma a frente e abre vantagem de quatro pontos (19 a 15).
Foi aí que o campeão olímpico Nalbert, que se recupera de um problema no ombro, entra na partida e faz a reação do Minas, que empata em 19 a 19.
A decisão final foi acirrada e o set fechou quando Kid explorou o bloqueio do
Minas e marcou o ponto. A Cimed venceu o segundo set por 25 X 21 e
empatou a partida.
O terceiro set
A equipe mineira virou o jogo no final do terceiro set e venceu por 26 a 24, ficando a um passo do título da Superliga. O time catarinense se manteve superior e na frente até o 21º ponto, mas a experiência de Nalbert falou mais alto e o Minas virou o jogom marcando 22 a 21.
Do 22º ao 26º ponto, a partida foi disputada bola-a-bola. O ponto final foi conquistado em um bloqueio duplo dos mineiros em cima de um contra-ataque de Kid. O destaque do set foi a cumplicidade entre Bruninho, filho de Bernardinho, e o atacante Lucão, ambos da Cimed.
O quarto set
A Cimed venceu com folga o quarto set da partida, por 25 a 15, e levou o jogo ao tie-break. Com um ataque da linha dos três de Tiago Alves, o Florianópolis igualou a partida em 2 a 2, fechando o set mais rápido da partida.
Apesar de estar atrás no placar, a equipe
catarinense mostrou superioridade durante todo o set. O saque e bloqueio foram as grandes
armas dos catarinenses, que contaram também com a boa distribuição de bola do levantador da seleção brasileira, Bruninho.
O tie-break
O primeiro ponto do set foi do Minas. O segundo, da Cimed. Cada bola era defendida com esforço e cada ponto vibrado como se fosse o último. O Minas tentou corrigir os erros cometidos no quarto set e a Cimed tentou repetir o bom desempenho.
Os catarinenses abriram quatro pontos de vantagem (8 a 4), mas os mineiros encostaram no placar (10 a 8). Quando o jogo parecia definido para o Florianópolis, o Minas reagiu e encostou no placar (13 a 12).
Quando a Cimed chegou aos 14 pontos, a equipe do Minas pediu tempo técnico para tentar quebrar o ataque do time adversário. Não foi possível. Em um erro do ataque mineiro, a torcida catarinense presente no Maracanãzinho explodiu e comemorou o bicampeonato.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.