Notícias

 | 09/04/2008 04h32min

Caso Detran: três indiciados estiveram na Assembléia em 9 de maio de 2007

Um dos envolvidos na fraude disse à PF que negociou propina em reunião na Casa

Adriana Irion  |  adriana.irion@zerohora.com.br

Os registros de ingresso da Assembléia Legislativa confirmam que três dos indiciados pela fraude milionária do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) estiveram no parlamento na manhã e na tarde de 9 de maio de 2007.

Em depoimento à Polícia Federal e à CPI do Detran, Silvestre Selhorst, ex-secretário executivo da Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência (Fatec), afirmou ter estado em reunião na Assembléia para tratar da exigência de propina. Ele não revelou, no entanto, a sala ou gabinete em que teria ocorrido o encontro, nem a data.

O sistema informatizado da Assembléia mostra que Selhorst, Luiz Carlos de Pellegrini, então presidente da Fatec, e Ferdinando Fernandes, um dos sócios da empresa Pensant Consultores, entraram na Casa na manhã de 9 de maio com um minuto de diferença um do outro.

Os ingressos ocorreram entre 11h16min e 11h18min. Os três declararam a recepcionistas que iriam ao gabinete do deputado Marco Peixoto (PP). Titular da CPI do Detran, que investiga o caso, Peixoto diz que não conhece Selhorst, Fernandes e Pellegrini e que não se lembra de tê-los recebido. Mas o nome de um quarto personagem que Selhorst afirmou ter estado no mesmo encontro, Francisco Fraga, não aparece nos registros da Assembléia daquele dia.

Segundo Selhorst, Chico Fraga, secretário de Governo de Canoas, teria participado da reunião como interlocutor do governo para supostamente defender interesses de Lair Ferst, empresário e um dos coordenadores da campanha de Yeda Crusius ao governo do Estado em 2006. A presença de Chico Fraga no parlamento é registrada em 7 de maio, dois dias antes da referida reunião. O destino também teria sido o gabinete de Peixoto.

Registros não confirmam se
Vaz Netto estaria presente


Selhorst também sustentou ter voltado à Assembléia na tarde do mesmo dia, para um novo encontro com Pellegrini e Ferdinando. Desta vez, também teria estado presente o então diretor-presidente do Detran, Flavio Vaz Netto. O sistema do parlamento confirma a presença dos três na Casa, a partir das 16h45min, com diferença de ingresso de poucos segundos.

Na ocasião, eles declararam destinos diferentes. Selhorst registrou visita ao gabinete de Dionilso Marcon (PT), Pellegrini disse à recepcionista que iria novamente ao gabinete de Peixoto e Ferdinando declarou que iria à presidência da Casa, ocupada na época pelo deputado Frederico Antunes (PP), hoje suplente da CPI.

Quanto a Vaz Netto, não há registro de entrada dele na Assembléia no dia 9 de maio. Conforme a assessoria de imprensa da Casa, uma autoridade só precisa se apresentar aos seguranças e mostrar identidade - não há obrigatoriedade de fazer registro ou ser fotografada.

Contrapontos

O que disse Marco Peixoto (PP), deputado estadual
Não lembro, entram dezenas de pessoas no meu gabinete. Não conheço essas pessoas.

O que disse Dionilso Marcon (PT), deputado estadual
Esse picareta não esteve no meu gabinete, não conheço ele. Espero que tenha se enganado no momento do registro. E se confirmar que esteve no meu gabinete, vou entrar com ação por calúnia e difamação.

O que disse Frederico Antunes (PP), deputado estadual
Nunca estive com Ferdinando Fernandes. Em agosto ou setembro de 2007, recebi João Luiz Vargas, Paulo Sarkis e José Fernandes. Foram oferecer serviço para compilação da Agenda 2020 e Pacto pelo Rio Grande.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.