| 08/04/2008 09h43min
A tocha olímpica chegou na madrugada desta terça a San Francisco, em sua única escala norte-americana de uma travessia rumo a Pequim marcada por protestos contra a política da China no Tibete. Nesta segunda, em Paris, a passagem do fogo olímpico precisou ser interrompida por conta das manifestações.
O prefeito de San Francisco, Gavin Newssom, disse que após os protestos na capital francesa, assim como em Londres um dia antes, serão modificados os planos para a cidade norte-americana. As autoridades municipais e esportivas tinham planejado que 80 atletas corressem, em revezamentos, levando a tocha pelas ruas.
Em solo norte-americano, a chama foi levada de carro para um local não revelado, de onde partirá nesta quarta-feira para o revezamento na cidade. Na chegada não houve protestos, mas um grupo de ativistas pendurou faixas com frases como "Free Tibet" (Tibete Libre) na ponte Golden Gate, cartão postal da cidade.
– Esta é
uma situação de vida ou morte para os
tibetanos – disse o organizador do protesto, Yangchen Lhamo, ao site ESPN.
China critica interrupções em revezamento da tocha
Após um grande número de protestos ter marcado a passagem da tocha olímpica por Londres e Paris, a China afirmou nesta terça-feira que eles não impedirão o espírito dos Jogos Olímpicos. Por meio da porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores, Jiang Yu, o país considerou “desprezíveis” as interrupções que aconteceram durante o revezamento da tocha nessas cidades.
– Expressamos nossa forte condenação às interrupções deliberadas do revezamento da tocha olímpica por forças separatistas da “independência tibetana”, que não estão de acordo com o espírito olímpico e as leis de Grã-Bretanha e França – afirmou a porta-voz através de um comunicado oficial.
A China esperava que, mesmo com a reação internacional ao conflito com o Tibete, o objeto fosse tratado com um símbolo de unidade na contagem regressiva para os Jogos Olímpicos de Pequim. Em vez disso, o que se tem visto é o aparecimento de vários manifestantes defendendo a independência na região e propondo aos governos um boicote à cerimônia de abertura da Olimpíada, marcada para 8 de agosto.
Confira o percurso da tocha
AGÊNCIA EFE E GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.