| 30/03/2008 11h49min
Mais uma tragédia abala o Campeonato Italiano. Durante confronto de torcidas antecedente à partida entre Juventus e Parma, marcada para as 10h (de Brasília) deste domingo em Turim, um torcedor da equipe visitante Matteo Bolagneri, de 28 anos, foi atropelado e não resistiu. É a segunda morte relacionada ao calcio apenas na temporada 2007/08.
O jogo, que seria válido pela 30ª rodada da competição, foi adiado pela federação local, em atitude semelhante à ocorrida nos casos semelhantes. Bolagneri seguia em direção a Turim, no norte da Itália, quando se viu atingido pela van da torcida rival, durante encontro em uma estação de serviço entre as cidades de Alessandria e Asti.
A dinâmica dos fatos ainda não é clara: segundo algumas testemunhas, o ônibus contratado para transportar a torcida da Juventus acabou atingido, o que teria dado início ao confronto. De acordo com outras, teriam sido os juventini que provocaram o grupo de torcedores do Parma, que estavam apenas almoçando.
Em uma versão ou em outra, o motorista do automóvel atropelou Bolagneri, que ainda foi levado por um helicóptero a um hospital, mas de nada valeram os socorros prestados.
Segundo um comunicado publicado no site oficial do Parma, a decisão de adiar a partida foi de comum acordo com a Juventus e as autoridades competentes. “Por se tratar de uma trágica fatalidade os dois clubes consideraram que não haviam condições para mandar a campo as equipes”, diz a nota.
A primeira opção para a data da partida seria 16 de abril, uma quarta-feira em que só haverá partidas da Copa da Itália (em que Parma e Juventus não estão mais envolvidas).
A tragédia é a segunda do ano na Itália. Na 12ª rodada do Campeonato italiano, o torcedor da Lazio Simone Sandri viajava a Milão para acompanhar o jogo contra a Internazionale e acabou morto por um disparo acidental de um policial. Naquele domingo de 23 de janeiro, três jogos foram adiados: Roma e Cagliari, Atalanta e Milan, além de Inter e Lazio.
Outro incidente grave já havia acontecido na última temporada do calcio, quando, em 2 de fevereiro de 2007, o policial Filippo Raciti foi assassinado durante confusão envolvendo os torcedores do Catania. Na época, a equipe havia acabado de perder o clássico da Sicília para o Palermo, e todos os jogos de futebol na Itália foram suspensos por uma semana.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.