| 20/03/2008 03h54min
O desabamento de parte do principal dique do Rio Amarelo provocou inundações na cidade chinesa de Erdos, na Mongólia Interior, e levou à evacuação de 13 mil pessoas. Segundo informou a agência oficial Xinhua, uma seção de 450 metros do dique afundou parcialmente na noite de quarta-feira, enquanto outros 30 metros cederam nesta quinta-feira.
Estimamos que um trecho total de 40 quilômetros dos diques principais estão em risco de cair, à medida que o nível do rio está subindo cinco centímetros a cada hora — disse Niu Shaoyun, subdiretor do escritório de controle de inundações do condado de Hangji.
O subdiretor afirmou que as brechas no dique deixam fluir 1.450 metros cúbicos de água por segundo. Outro oficial de controle de inundações citado pela Xinhua disse que o desabamento no dique fez com que a água gelada acumulada do inverno (hemisfério norte) alagasse a área vizinha ao muro, uma zona de campos.
As forças de segurança chinesas colaboraram na
evacuação e informaram que não houve
vítimas. Cerca de 200 trabalhadores estão construindo barreiras com sacos de areia para fortalecer o dique.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.