| 17/03/2008 11h52min
A Rússia manifestou nesta segunda-feira apoio ao governo chinês na questão dos protestos do Tibete. Segundo Moscou, as relações da China com o Dalai Lama são assuntos internos e os esforços para boicotar a Olimpíada de Pequim são "inaceitáveis".
"Nós esperamos que as autoridades chinesas tomem todas as medidas necessárias para interromper as ações ilegais e obter o mais rápido possível a normalização da situação", informou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia por meio de um comunicado. "A Rússia tem várias vezes declarado que vê o Tibete como uma parte inalienável da China", prossegue o documento.
Rússia e China desenvolveram nos últimos
anos fortes laços políticos e têm apoiado mutuamente a
integridade territorial uma da outra. Os dois países enfrentam movimentos separatistas internos. O Ministério das Relações Exteriores criticou as tentativas de boicote dos Jogos Olímpicos, que começam em agosto.
"Nós gostaríamos de frisar que os esforços para politizar o fato da China sediar os Jogos Olímpicos de 2008 são inaceitáveis", diz a nota da Rússia, que se diz "certa de que a China fornecerá um alto nível de organização dos Jogos, inclusive, solucionando temas de segurança dos atletas e convidados".
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.