Notícias

 | 12/03/2008 17h

Moncho fala sobre jogadores da seleção masculina de basquete

Treinador elogia Leandrinho e Nenê e diz que terá conversa com Marquinhos

Apresentado oficialmente nesta quarta-feira como novo técnico da seleção brasileira masculina de basquete, o espanhol Moncho Monsalve não poupou elogios aos principais jogadores que deverá utilizar no Pré-Olímpico Mundial, em julho, em Atenas.

Brasileiro de mais destaque na NBA, o armador Leandrinho Barbosa, do Phoenix Suns, teve as suas características ofensivas destacadas por Moncho. Mas o treinador ainda pretende adaptar o sexto melhor jogador da temporada 2006/07 da liga norte-americana a um “novo” tipo de defesa.

– O Leandrinho é um atleta fantástico, muito versátil e bom para jogar ofensivamente. Mas temos que trabalhar com ele a defesa coletiva, que não é usada na NBA, mas é como joga o resto do mundo. Vou estudar a tabela da NBA para ver uma data em que seja possível realizar um encontro com ele e com o Anderson Varejão – disse, se referindo também ao ala/pivô do Cleveland Cavaliers.

Outro atleta brasileiro na NBA lembrado por Moncho foi Nenê, do Denver Nuggets, que ainda não sabe se poderá disputar o Pré-olímpico por estar se recuperando de uma cirurgia para a retirada de um tumor maligno no testículo. O espanhol tratou de tranqüilizar o jogador.

– Acho que em boas condições físicas, o Nenê é um dos nomes mais importantes do basquete mundial, principalmente no aspecto defensivo. Mas o que vem em primeiro lugar é o ser humano, e o jogador de basquete aparece depois. Torcemos por sua total recuperação – disse o treinador.

Já Marquinhos, que aparece sem clube após ser dispensado pelo Memphis Grizzlies, ouviu um outro recado de Moncho. Responsável por explicitar o racha entre atletas e comissão técnica da seleção durante o Pré-Olímpico das Américas em 2007, o ala terá que passar por uma conversa especial com o comandante espanhol.

– O Marquinhos é um excelente jogador. No Pré-olímpico de Las Vegas, faltou respeito ao professor Lula Ferreira, aos companheiros de equipe e a ele mesmo. Essa é uma situação que teremos que conversar pessoalmente. A seleção nacional não representa somente o basquete, representa toda uma nação, e esse tipo de coisa não pode acontecer

Dos selecionáveis que defendem clubes brasileiros, Moncho fez questão de ressaltar um: o ala Marcelinho Machado, do Flamengo.

– Trata-se de um atleta sensacional, que pode atuar nas posições dois e três tranquilamente. É um jogador que arma bem as jogadas, faz boas assistências e, se jogar aqui como jogou comigo no clube espanhol Cantabria Lobos, será uma peça muito importante para o grupo – elogiou o novo treinador do Brasil.

GAZETA PRESS
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.