| 25/02/2008 15h58min
No ano passado, a inauguração das seletivas sul-americanas do Mundial Pro Junior da ASP (Associação dos Surfistas Profissionais) ocorreu nas direitas pesadas de Punta Rocas, no Peru. Desta vez, a abertura do Billabong Pro Junior Series 2008 será realizada no Chile. A largada na corrida por cinco vagas na categoria masculina e duas na seleção feminina que vai representar a América do Sul em janeiro do ano que vem na Austrália, será nas longas e geladas esquerdas de Diamante, em Punta de Lobos, na região de Pichilemu, norte do Chile.
O primeiro desafio para os melhores surfistas com até 20 anos de idade do continente começa nesta sexta-feira e vai até domingo, com as outras duas etapas marcadas para o Brasil, em Torres (RS) e na Praia de Camburi, São Sebastião (SP).
— Sem dúvida, este evento é uma grande oportunidade para nossos jovens surfistas competirem sob as regras da ASP desde cedo. Com certeza a melhor recompensa, além da busca pela conquista do título mundial da categoria, é o wildcard (convite) que a ASP oferece ao campeão e vice do Mundial Pro Junior nos eventos WQS de grande porte, o que é essencial para aumentar suas chances de uma possível classificação para o WCT — destacou Roberto Perdigão, diretor do escritório regional da ASP (Associação dos Surfistas Profissionais) para a América do Sul.
Expectativas para 2008
O atual campeão sul-americano Wiggolly Dantas foi o vencedor nas grandes ondas do Peru em 2007, mostrando muita atitude nas séries de mais de 2 metros de altura que rolaram durante todo o final de semana do Billabong Pro Junior Series em Punta Rocas.
A expectativa agora é para a sua primeira defesa do título de campeão sul-americano que ele conquistou com 100% de aproveitamento, vencendo as duas únicas etapas do Billabong Pro Junior do ano passado. Além dele, classificaram-se para o Mundial Pro Junior pelas seletivas o cearense Charlie Brown, vice-campeão na prova peruana, o carioca Yan Guimarães e os também paulistas Robson Santos e Giancarlo Zampiere.
O guarujaense Adriano de Souza ficou com a vaga oferecida pela ASP South America ao surfista sul-americano mais bem ranqueado no WQS e o cearense Pablo Paulino acabou ganhando um convite especial da Billabong para participar do Mundial.
Pablo não desperdiçou sua última chance de competir na categoria sub-21, devido a sua idade. Ele honrou o convite igualando um feito até então inédito do australiano Joel Parkinson, único que tinha dois títulos do Mundial Pro Junior.
Pablo Paulino já havia sido campeão de 2004 e faturou seu segundo caneco nos primeiros dias deste ano na Austrália, confirmando a hegemonia do Brasil com quatro vitórias em oito edições do Mundial Pro Junior, realizadas pela ASP desde 1998.
Brasileiros na história da categoria
O primeiro triunfo verde-amarelo no Billabong ASP World Junior Championships foi o do carioca Pedro Henrique em 2000, na última edição disputada na ilha de Oahu, no Havaí.
Na Austrália, o paulista Adriano de Souza se tornou o mais jovem campeão mundial da história da ASP em 2003 e Pablo Paulino garantiu o bicampeonato consecutivo para o Brasil em 2004. O Mineirinho do Guarujá chegou perto de igualar Joel Parkinson no ano passado, mas acabou derrotado na grande final pelo sul-africano Jordy Smith.
Já na categoria feminina, a campeã das seletivas sul-americanas no Billabong Pro Junior Series 2007 foi a catarinense Marina Werneck. A vencedora da etapa peruana nas grandes ondas de Punta Rocas foi a catarinense Gabriela Leite, que acabou perdendo a vaga no Mundial Pro Junior para a paranaense Bruna Schmitz.
As duas brasileiras não foram bem na Austrália, mas Bruninha começou muito bem no WQS 2008, conquistando um brilhante vice-campeonato na etapa que abriu a temporada no mesmo país e foi vencida pela atual campeã mundial Pro Junior, Sally Fitzgibbons.
Paulista Wiggolly Dantas foi campeão da primeira seletiva de 2007, no Peru
Foto:
James Thisted, Divulgação
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.