| 12/02/2008 21h22min
Guillermo Coria enfim desencantou. Depois de acumular sucessivos fracassos nas duas últimas temporadas, o argentino derrotou o qualifier italiano Francesco Aldi, 238º da ATP, na estréia do Brasil Open e de quebra interrompeu o incômodo jejum de vitórias.
Coria venceu por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 7/5, em quase 2h de partida e voltará a figurar no ranking da ATP — há seis meses ele não tinha pontos computados e entrou na chave do ATP da Costa do Sauípe (BA) com ranking protegido.
Após cumprimentar o adversário, o vice-campeão de Roland Garros de 2004 foi até sua cadeira e chorou. Coria não vencia uma partida em um torneio de grande porte desde julho de 2006, quando eliminou o compatriota Agustín Calleri nas quartas-de-final em Amersfoort, na Holanda.
Desde então, o ex-número 3 do mundo sofreu com seguidas lesões que minaram sua confiança. O bloqueio mental afetou principalmente seu serviço, grande culpado pelo seu declínio.
Na partida desta terça-feira, o argentino cometeu a inacreditável marca de 16 duplas-faltas. Antes de iniciar magnífica recuperação para sacramentar o triunfo, Coria chegou a pedir atendimento médico quando perdia por 3/2, aparentemente para tratar um problema no ombro.
Na segunda rodada, Coria deve enfrentar um inimigo bem mais complicado. Seu próximo adversário é o italiano Filippo Volandri, cabeça-de-chave 5, que nesta terça-feira despachou o espanhol De La Nava, por 6/2 6/4.
Almagro não toma conhecimento de Massú
A partida entre o espanhol Nicolas Almagro e o chileno Nicolas Massú tinha tudo para ser a mais parelha da primeira rodada do Brasil Open. Entretanto, confirmando a condição de cabeça-de-chave 2, Almagro não deu chances ao xará e avançou às oitavas-de-final com tranqüilos 6/3 e 6/2, com pouco mais de 1h de confronto.
O espanhol de 22 anos contou com um dia inspirado no serviço para despachar Massú. Ao todo, encaixou 10 aces e venceu 79% dos pontos jogados com o primeiro serviço. Na próxima rodada, o número 31 do mundo tem encontro marcado com o sérvio Boris Pashanskim, que passou por duplo 6/4 pelo argentino Martin Vassalo Arguello.
Andreev e Starace decepcionam
Dois favoritos do ATP da Costa do Sauípe caíram nesta terça-feira já na primeira rodada. O russo Igor Andreev e o italiano Potito Starace foram surpreendidos e deram adeus ao torneio de US$ 485 mil.
Andreev, 33 do mundo e cabeça-de-chave 3 na Bahia, não fez boa apresentação e foi eliminado pelo embalado argentino Eduardo Schwank por fáceis 6/3 e 6/2. O calor atrapalhou o russo, que não estava em forma ideal.
Já Starace, 35 da ATP e quarto favorito na Costa do Sauípe, perdeu um jogo complicado contra o tcheco Ivo Minar, 96º, em parciais de 6/4, 4/6 e 6/2. Minar pode ser o adversário de Gustavo Kuerten nas oitavas-de-final, se o tricampeão de Roland Garros vencer o argentino Carlos Berlocq.
Schwank, no melhor ranking da carreira em 154º, furou o qualifying na Costa do Sauípe — bateu Júlio Silva na última fase — e marcou sua primeira vitória em ATP. Ele enfrenta nas oitavas-de-final o gaúcho o australiano Peter Luczak, algoz de Marcos Daniel. O gaúcho foi derrotado por Luczak por 7/5 6/4.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.