Notícias

 | 27/01/2008 12h13min

ANP propõe ao Egito assumir o controle dos postos fronteiriços de Gaza

Se isso acontecer, pode haver um novo conflito com o Hamas

O primeiro-ministro da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Salam Fayyad, propôs ao Egito que a Autoridade Nacional Palestina (ANP), apesar de não controlar a Faixa de Gaza, assuma a responsabilidade dos postos fronteiriços com o território egípcio, segundo a agência egípcia "Mena".

Fayyad se reuniu hoje com o ministro de Assuntos Exteriores egípcio, Ahmed Aboul Gheit, que, segundo a versão oficial, não respondeu claramente à proposta, dizendo apenas que "é uma iniciativa que já foi amparada pela Conferência de Paris" de doadores palestinos.

Se a ANP assumir o controle das passagens fronteiriças da Faixa de Gaza com o Egito, pode entrar em um novo atrito com o movimento islâmico Hamas, que controla Gaza e que nos últimos dias está colocando certa ordem na fronteira, em aparente coordenação com a Polícia egípcia.

Aboul Gheit repetiu as idéias que o Governo egípcio vem expressando nos últimos dias: primeiro, que não permitirá que os palestinos passem fome, e, segundo, que adotará todas as medidas necessárias para pôr ordem na fronteira com Gaza, o mais rápido possível.

O presidente egípcio, Hosni Mubarak, propôs uma reunião de reconciliação entre as partes para ajudar a superar a situação atual, mas a ANP se mostrou contra, enquanto o Hamas declarou estar disposto.

O ministro de Exteriores egípcio responsabilizou Israel pela piora da situação humanitária na Faixa de Gaza, em referência ao estrito bloqueio imposto pelo Executivo israelense ao território palestino.

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.