| 21/01/2008 08h43min
Faltam 200 dias para os Jogos de Pequim 2008. A abertura da 29ª edição dos Jogos Olímpicos está marcada para o dia 8 de agosto e já mexe com os chineses. Confira abaixo os principais números do maior evento esportivo do planeta:
US$ 40 bilhões investidos
Estima-se que esse tenha sido o gasto na construção de novos estádios e ginásios, na reforma da infra-estrutura de Pequim e em projetos de proteção ambiental.
13 quilos de ouro
A organização dos Jogos recebeu 13 quilos de ouro, além de 1,34 tonelada de prata e 6,93 toneladas de bronze, para iniciar a confecção das medalhas que serão distribuídas durante a competição. Segundo as normas olímpicas, cada medalha para o primeiro lugar deve ser feita com prata pura e ter pelo menos 6g de ouro. Além dos metais preciosos, todas levarão jade, tradicional pedra chinesa.
80 milhões de minhocas
Hong Kong comprou 80 milhões de minhocas para comer os excrementos
dos 200 cavalos que participarão das provas de hipismo nos Jogos. O estrume é considerado o melhor adubo orgânico, e a voracidade das minhocas permite reciclar os resíduos das baias, além de proteger o ambiente da cidade.
10 operários mortos?
O jornal inglês Sunday Times afirmou ontem que as autoridades chinesas "acobertaram" a morte de pelo menos 10 operários durante a construção do estádio olímpico. Segundo o jornal, a organização dos Jogos comprou o silêncio das famílias com uma recompensa financeira de cerca de 17,4 mil euros (R$ 43,9 mil), quantia alta considerando o salário oferecido nas obras (em média, 5 euros por dia).
130 mil voluntários
O Comitê Organizador de Pequim (Bocog) e a Adidas apresentaram ontem as roupas que voluntários, técnicos e membros da organização vestirão durante os Jogos. As vestimentas dos voluntários, que contam também com gorro, chapéu e
pochete, são azuis, cor que simboliza a paz; as da organização são
vermelhas, sinônimo de paixão; e as dos técnicos são da cor cinza, que representa calma e serenidade.
O Bocog vestirá durante os Jogos 130 mil pessoas com essas roupas. Pequim contará com o maior número de voluntários da história dos Jogos. No mês que vem será divulgada a lista definitiva dos escolhidos.
3 vezes campeã mundial
A ginasta Cheng Fei é uma das esperanças da China para destronar os EUA da liderança do quadro de medalhas. A atleta de 19 anos é tricampeã mundial nos saltos. O grau de dificuldade de seus exercícios no aparelho é tão grande que a Federação Internacional de Ginástica já batizou um salto com o nome de Fei.
90% de energia solar
Uma das principais obras construídas para a Olimpíada é o Centro Nacional de Esportes Aquáticos, erguido ao lado do Estádio Nacional (palco das festas de abertura e encerramento e das provas de atletismo). Com
capacidade para 17 mil torcedores, o chamado Cubo dÁgua usará energia solar para
aquecer a piscina.
150 brasileiros garantidos
O Brasil já confirmou vaga em 19 das 41 modalidades, o que significa uma delegação de 150 atletas, mas só 16 deles já podem começar a fazer as malas. Explica-se: em alguns esportes, o país ainda não realizou sua seletiva. Nos coletivos, como no caso do vôlei, as convocações ainda não saíram. Confira a lista:
Judô - João Derly
Ginástica Rítmica - Diego Hypólito
Remo - Fabiana Beltrame (Single skiff), Camila Carvalho e Luciana Granato (Double skiff peso leve), Anderson Nocetti (Single skiff), Thiago Gomes e Thiago Almeida (Double skiff peso leve)
Saltos ornamentais - César Castro (Trampolim de 3m)
Taekwondo - Márcio Wenceslau (Até 58 kg), Débora Nunes (Até 57 kg) e Natália Falavigna (Até 67 kg)
Tiro esportivo - Stênio Yamamoto (Pistola 50m) e Júlio Almeida (Pistola de Ar 10m)
Vela - André Fonseca e Rodrigo Duarte
(49er)
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.