| 28/11/2007 09h51min
O governo federal criará uma secretaria especial para fiscalização dos estádios brasileiros. Em entrevista concedida ao jornal Folha de S. Paulo desta quarta-feira, o ministro do esporte Orlando Silva Júnior anunciou que a idéia foi uma sugestão do Lula, há duas semanas, antes da tragédia da Fonte Nova, que causou a morte de sete pessoas.
– Não sabemos ainda qual sua designação exata, mas esse órgão, que será criado ainda neste ano, terá como uma prioridades fiscalizar a situação dos estádios brasileiros, apesar de essa não ser uma atribuição do governo federal – explicou o ministro.
Orlandi Silva garantiu que não haverá interferência do governo federal nas investigações do incidente de domingo por ser responsabilidade do Ministério Público estadual. Ele disse ainda o acidente ocorrido na Fonte Nova serviu de alerta.
– A conclusão é que não podemos nos apoiar só nos dados dos laudos, mas verificar 'in loco' as condições dos estádios – comentou.
Além disso, o ministro pretende analisar o relatório do Sindicato das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco), que apontou falhas estruturais em 80% dos estádios vistoriados e classificou a Fonte Nova como o pior do Brasil. O governo baiano anunciou que o estádio será demolido.
– Já estava agendado encontro com o sindicato. A análise do material já é um bom começo. Mas, além da análise pela aparência, como nesse relatório, é preciso verificar o que ocorre em condições de jogo, em simulações – concluiu Orlando Silva Jr.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.