Notícias

 | 28/11/2002 23h30min

Tricolor pode pegar atalho para chegar à Libertadores

Um empate nas semifinais e o Corinthians indo às finais garante o clube gaúcho

O Grêmio poderá ornamentar o ano de seu Centenário disputando mais uma vez a Libertadores da América, competição que venceu em 1983 e 1995. E para isso talvez nem precise chegar à decisão do Campeonato Brasileiro. Por enquanto, já estão garantidos na próxima Libertadores o Corinthians, campeão da Copa do Brasil, e o Paysandu, que conquistou a Copa dos Campeões.

A terceira e quarta vagas estão previstas para o campeão e o vice do Campeonato Brasileiro. Só que, se um deles for o Corinthians, como já está classificado para a Libertadores como campeão da Copa do Brasil, uma das vagas será automaticamente aberta ao terceiro colocado no Campeonato Brasileiro.

O superintendente do Grêmio, Antônio Carlos Verardi, observa que o regulamento do Brasileirão é omisso quanto aos critérios para se definir o terceiro colocado no Brasileiro.O diretor-técnico da CBF, Virgílio Elísio, entende que o terceiro colocado do Brasileiro estará na Libertadores, caso o Corinthians seja finalista.

Para Elísio, clubes que não conseguiram se classificar para as semifinais, casos de São Caetano, Juventude e Atlético-MG, já estão fora dessa disputa. Para garantir o terceiro lugar e a vaga na Libertadores, o Grêmio precisará torcer inicialmente para que o Corinthians chegue à decisão do Brasileiro. Depois, bastará não ser ultrapassado em pontos pelo Fluminense nas semifinais. O Grêmio soma 45 pontos na classificação geral, contra 43 do Fluminense.

Se somar pelo menos mais um ponto nos dois jogos da semifinal, já terá vencido a briga contra o time carioca, caso o Fluminense não elimine o Corinthians. O saldo de gols do Grêmio também é superior ao do Fluminense. Ao derrotar o São Paulo nesta quinta, dia 28, o Santos alcançou 45 pontos.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.