Notícias

 | 09/07/2007 16h53min

Brasil e Uruguai mostram equilíbrio até nos tabus

Tradicionais rivais decidem nesta terça vaga na final da Copa América

Além de toda rivalidade e tradição, Brasil e Uruguai colocarão em campo nesta terça, em encontro válido pelas semifinais da Copa América, um interessante equilíbrio. Até hoje, os rivais se enfrentaram 25 vezes pela competição e o retrospecto aponta, além de sete empates, nove vitórias para cada equipe.

O primeiro jogo entre os rivais na Copa América aconteceu em 1916, em Buenos Aires, com vitória do Uruguai por 2 a 1. Na ocasião, Friedenreich marcou o único gol do Brasil.

Os tabus entre os rivais também não pendem para nenhum lado. Se o Uruguai traz na bagagem o status de não perder do Brasil desde 18 de julho de 1999, quando Rivaldo, duas vezes, e Ronaldo, garantiram o título da Copa América (disputada no Paraguai) para a Seleção, o Brasil também tem um tabu a seu favor.

O time verde e amarelo tem uma hegemonia sobre o adversário em jogos válidos pela Copa América que já dura 24 anos. No último confronto, realizado dia 21 de julho de 2004, o Brasil empatou por 1 a 1 no tempo normal e conseguiu a vaga na decisão da competição com uma vitória nos pênaltis, por 5 a 3.

No retrospecto geral dos confrontos, a vantagem é brasileira. Brasil e Uruguai já se enfrentaram 69 vezes. A seleção ganhou 31, perdeu 20 e houve mais 18 empates. O time verde-amarelo marcou 119 gols e sofreu 90. A última partida entre Brasil e Uruguai ocorreu no no dia 30 de março de 2005, pelas Eliminatórias para a Copa de 2006, e terminou em empate em 1 a 1, gols de Emerson e Forlán.

GAZETA PRESS
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.