Notícias

 | 19/06/2007 15h35min

Brasileiras do vôlei de praia estréiam nesta quarta na etapa de Paris

Juliana/Larissa, Renata/Talita, Ana Paula/Leila e Maria Clara/Carolina estão na disputa

O Brasil inicia, nesta quarta-feira, sua participação na fase principal do primeiro Grand Slam da temporada 2007 do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, que está sendo disputado em Paris, na França. Além das três duplas previamente classificadas (Juliana/Larissa, Renata/Talita e Ana Paula/Leila), o país contará também com Maria Clara/Carolina, que venceu, nesta terça, seus dois compromissos no qualifying da competição. No masculino, Pedro Solberg e Harley superaram Bruno e Benjamin no country-cota e disputam, nesta quarta, uma vaga na fase principal.

As etapas Grand Slam são de vital importância para as duplas que almejam as duas vagas brasileiras nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, pois oferecem pontuação superior à das etapas Open, que vinham sendo disputadas desde o começo da temporada até a última semana, em Portugal. Enquanto uma etapa Open vale 600 pontos para a dupla campeã, um Grand Slam adiciona 800 pontos à contagem do time vencedor.

Já garantidas nos Jogos Pan-Americanos, Juliana e Larissa sonham também com a vaga olímpica. Para isso, as vencedoras da etapa portuguesa sabem que é fundamental ir bem em Paris. Atualmente, as bicampeãs do Circuito estão em terceiro lugar no ranking mundial, com 2,1 mil pontos, 240 a menos que Renata/Talita e Tian Jia/Wang, da China, atuais líderes do ranking mundial. As duplas brasileiras ganharão fortes rivais a partir desta etapa, já que as parcerias norte-americanas passam a disputar a competição.

– Estas são as etapas mais importantes da temporada. Espero jogos duros, mas nos preparamos muito bem para elas. Temos que jogar com atenção redobrada, pois o sistema de disputa é diferente das etapas Open, com os times divididos em chaves – disse Juliana.

A cearense e Larissa são as únicas brasileiras a marcarem presença no pódio nas duas etapas do Circuito Mundial que já foram disputadas na capital francesa. Em 2005, elas ficaram em segundo lugar e, no passado, venceram a etapa, com Ana Paula e Leila alcançando a terceira colocação.

Maria Clara e Carolina passam pelo qualifying

Depois de ficarem de fora do torneio principal nas etapas de Cingapura, Coréia do Sul e Polônia, Maria Clara e Carolina superaram o qualifying pela segunda vez seguida nesta temporada. Na última semana, em Portugal, as irmãs também chegaram à fase principal e terminaram na nona colocação.

Nesta terça, elas abriram o dia batendo as japonesas Asao e Take por 2 sets a 0, parciais de 21/11 e 21/18, em 34 minutos. No jogo que valia vaga na fase principal, nova vitória por 2 sets a 0, desta vez contra as tchecas Felbabova e Novotna (21/17 e 21/18), em 42 minutos de partida.

– Acredito que estamos em nosso melhor momento nesta temporada do Circuito Mundial. Ficamos fora da fase principal em três etapas seguidas e conseguimos jogar muito bem nesta terça, o que é muito importante. É muito difícil para uma dupla que fica fora logo no country-cota. A auto-estima vai lá em baixo e o rendimento nos treinos cai demais – avaliou Maria Clara.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.