| 27/05/2007 18h
Não foi uma vitória brilhante, nem com aquela característica pegada do time quando joga em casa. Poupando alguns titulares, o Grêmio faturou mais três pontos no Brasileirão neste domingo, no Estádio Olímpico, ao vencer o Sport Recife por 1 a 0. O gol contra marcado pelo zagueiro Du Lopes logo no início do confronto garantiu a segunda vitória do time de Mano Menezes no campeonato. Com um primeiro tempo dando gás e uma etapa complementar que chegou a tirar o sossego da torcida que compareceu o estádio, agora o Grêmio passa a projetar o jogo de quarta, pela Libertadores, contra o Santos.
Naquele melhor estilo de fazer pressão desde o início, o Tricolor partiu para cima do Sport. Aos 2 minutos, o volante Adilson ajeitou para Ramon na entrada da área. O meia invadiu o setor e bateu fraco, cruzado. Antes que o goleiro Magrão chegasse na bola, Du Lopes esticou a perna e mandou contra o patrimônio. Estava aí estabelecida a vantagem nos primeiros movimentos do jogo no Olímpico.
Mas bem que o
Grêmio ainda poderia ter ampliado no primeiro tempo. Tuta perdeu duas boas chances na cara do gol nos 45 minutos iniciais. A melhor delas ocorreu aos 19 minutos. Ramon iniciou a jogada pela direita, rolou para Adilson, que encostou para o centroavante, na pequena área. Tuta bateu de casquinha, mandando a bola pela linha de fundo.
Destaque ofensivo do Grêmio nessa etapa sem dúvida foi Ramon. Participativo, apresentou-se para o jogo e comandou as chegadas ao ataque ao lado de Amoroso e Diego Souza.
Caso Tcheco não tenha condições de atuar contra o Santos, Ramon é a opção de Mano Menezes para quarta-feira.
Outro destaque do time foi o volante Adilson. Recuperado de uma fratura, atuou com muita confiança e mostrou que, apesar de volante, sabe chegar à frente – característica similar à de Lucas, de saída para Liverpool após o término da Libertadores da América. A zaga, apesar de reserva, com Schiavi e Pereira, demostrou segurança.
O Grêmio desperdiçou a força ofensiva do primeiro tempo sem marcar e transformou um jogo até então tranqüilo em um sufoco. No segundo tempo, o técnico do Sport sacou Ticão e Welldon no intervalo para os ingressos de Luciano Henrique e Washington. A mexida do comandante da equipe pernambucana obrigou Mano Menezes a corrigir o posicionamento em campo. O Sport voltou dos vestiários adiantando a marcação e dominou a segunda etapa.
Sentindo uma pancada no pé, o volante Adílson deu lugar a Nunes. Dessa forma Gavilán passou para a segunda função do meio-campo, podendo encostar mais nos homens de ataque. Mas de nada surtiu. A tônica foi o Grêmio se defendendo e saindo no contra-ataque. As melhores oportunidades de ampliar foram no final. A primeira com Diego Souza, aproveitando rebote aos 44 minutos. O meia emendou de dentro da área e mandou a bola na rede pelo lado de fora. No minuto seguinte, Tuta também pegou de primeira da entrada da área a bola cruzada da direita. Encheu o pé para o voleio, que passou sobre a meta do goleiro Magrão.
A partida deste domingo também marcou a estréia de Kelly no time do Grêmio. Entrou no lugar de Ramon, mas ainda ressentiu a falta de ritmo de jogo. Pelo Brasileirão, no fim de semana que vem, o Grêmio encara o Botafogo no próximo sábado, às 18h10min, no Rio de Janeiro.
Juliano Schüler
juliano.schuler@rbsonline.com.br
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.