Notícias

 | 02/03/2007 11h32min

James Blake avança no Torneio de Las Vegas

Norte-americano foi beneficiado nos critérios de desempate

Mesmo tendo vencido o confronto desta quinta-feira com o argentino Juan Martín del Potro, o norte-americano James Blake ficou em último lugar da Chave 1 do Torneio de Las Vegas por ter vencido o menor aproveitamento de games, segundo critério de desempate no novo método de disputa de campeonatos implantado este ano pela ATP. No entanto, foi o próprio Blake que se garantiu nas quartas-de-final em uma decisão extra-oficial.

Blake venceu o primeiro set por 6/1, mas viu o adversário abandonar no quarto game do segundo set por conta de problemas respiratórios – o confronto estava 3/1 para o anfitrião. Assim, os três tenistas que compõem o primeiro grupo ficaram empatados com o mesmo número de vitórias – o russo Evgeny Korolev, que perdeu para Del Potro com 6/3 e 6/2, havia batido o norte-americano por 6/2 e 6/4 na primeira partida – e no número de sets, e a decisão ficaria nos games.

Na porcentagem de games vencidos, Del Potro levaria vantagem sobre Korolev Blake, já que venceu ostentava o percentual de 50% (14 vencidos em 28), contra 44,8% do russo e 44,8% do norte-americano. Se tivesse condições médicas de avançar, o argentino ficaria com a vaga. Como não tinha, Korolev russo deveria avançar, de acordo com o regulamento da ATP. Mas não foi isso que aconteceu.

“James Blake será considerado o vencedor do grupo, tendo em vista que as regras não foram suficientemente explicadas”, anunciou Etienne de Villiers, diretor executivo e presidente da entidade máxima do tênis masculino. “James estava a apenas alguns games da vitória e caminhava para uma vitória confortável”, prosseguiu.

Para minimizar a polêmica, o dirigente anunciou as medidas que serão tomadas em relação ao russo. “A ATP pagará ao Evgney Korolev o valor de US$ 11.175, a média da premiação a um atleta semifinalista (U$ 15,75 mil) e de outro que chega às quartas (US$ 7 mil)”.

Com a decisão, o atual campeão e principal favorito Blake encara o compatriota Sam Querrey na próxima fase.

Sem tanta polêmica, o segundo cabeça-de-chave Lleyton Hewitt selou a vaga ao bater o sueco Tomas Johansson por 2 sets a 1, parciais de 4/6, 7/5 e 6/2. Seu adversário nas quartas será o espanhol Feliciano Lopez, que despachou o inglês e sétimo favorito Tim Henmann ao vencer o adversário também por 2 a 1, 6/7 (1-7), 6/3 e 6/4.

Outro cabeça que se classificou foi o russo Marat Safin, que passou pelo compatriota Igor Kunitsyn por 2 a 1, parciais de 4/6, 7/6 (7-4) e 7/5, e agora encara o também espanhol Fernando Verdasco.

No outro duelo das quartas, o austríaco Jurgen Melzer – que se garantiu na disputa ao derrotar o chileno Paul Capdeville com um duplo 6/2 – encara o tcheco Jan Hernych, carrasco de Gustavo Kuerten no torneio.

GAZETA PRESS
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.