| 23/01/2007 09h34min
O duelo que poderia muito bem ser a decisão do Aberto da Austrália acontecerá na semifinal. Frente a frente estarão Roger Federer e Andy Roddick, tenistas que já contam com grande histórico de confrontos nas fases finais de Grand Slam. Nesta terça, o primeiro a se garantir foi o norte-americano. Mais tarde, foi a vez do número 1 do mundo.
No último jogo da Rod Laver Arena, a quadra central do Melbourne Park, Federer teve mais trabalho do que o esperado para eliminar o espanhol Tommy Robredo por 3 sets a 0, com apertados 6/3, 7/6 (7-2) e 7/5, em duas horas e 20 minutos. Foi nada menos que sua sétima vitória em sete jogos contra o rival, que tem apenas um set vencido nestes confrontos.
Apesar do placar “limpo”, ele não se apresentou de forma consistente e teve seu saque quebrado por quatro vezes ao longo da partida. Federer teve diversas chances de deslanchar, mas se apresentou mal e acabou prolongando um duelo aparentemente fácil. Ao todo, cometeu 31 erros não-forçados contra 28 do espanhol, mas foi superior nos winners, com 42 contra 17.
Esta foi sua 34ª vitória seguida no circuito. Ele não perde desde a segunda rodada do Masters Series de Cincinnati, para Andy Murray. Em Grand Slam, já são 19 – vem dos títulos de Wimbledon e do Aberto dos EUA. Fica, assim, a uma de chegar à sétima final seguida em torneios deste porte. A última vez em que não conseguiu foi na edição 2005 de Roland Garros.
Para seguir rumo ao tricampeonato em Melbourne e ao décimo título na carreira, tem pela frente agora um enorme desafio contra Roddick. Mesmo tendo larga vantagem no confronto direto, com 12 triunfos em 13 partidas, perdeu a última realizada entre eles, há duas semanas, na final do torneio-exibição de Kooyong, também na Austrália.
Além disso, Roddick mostrou crescimento nos últimos confrontos, tendo dificultado na final do Aberto dos EUA do ano passado e na fase de grupos do Masters de Xangai, quando desperdiçou match points no tie-break do segundo set antes de levar incrível virada. Em Grand Slam, porém, o suíço venceu todas as quatro vezes.
Nesta edição do Aberto da Austrália, Federer e Roddick têm tido vidas distintas. O suíço ainda não perdeu sets, apesar de ter feito apenas dois jogos convincentes (contra Mikhail Youzhny e Novak Djokovic). Já o pupilo de Jimmy Connors teve batalhas contra Marat Safin e Mario Ancic, mas tem mostrado confiança e ótimo desempenho.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.