| 22/10/2006 20h07min
O Botafogo não perdoou o penúltimo colocado do Campeonato Brasileiro neste domingo, no Maracanã. Em confronto de pênalti duvidoso de um lado, gol irregular para outro e duas expulsões, o Alvinegro derrotou o São Caetano por 2 a 1, firmou-se na zona de classificação para a Copa Sul-Americana e apertou a corda no pescoço do time paulista.
O Azulão é o 19º colocado na tabela de classificação com 26 pontos. O técnico Dorival Júnior estreou neste domingo e até conseguiu dar um novo ritmo ao time, mas acabou expulso e não conseguiu o resultado positivo. Já o Glorioso subiu para os mesmos 43 pontos do Figueirense, com quem divide a sétima colocação.
O primeiro tempo foi polêmico no Maracanã. Empurrado por sua torcida, o Botafogo começou o jogo pressionando o São Caetano, obrigando o goleiro Mauro a fazer duas boas defesas logo no início. Aos cinco minutos, o árbitro Alício Pena Júnior apareceu pela primeira vez. Apitou um pênalti duvidoso a favor do time da casa, quando a bola desviou na mão de Martín e os jogadores das duas equipes se enroscaram na área. Após três minutos de reclamação por parte dos visitantes, Juninho deslocou Mauro e abriu o placar.
Os jogadores do Azulão voltaram a chiar aos 24, porque Alê derrubou Leandro Lima dentro da área e o árbitro mandou o jogo seguir. Cinco minutos depois, porém, o protesto mudou de lado. Marabá soltou o pé da entrada da área e Martín, em posição irregular, pulou e atrapalhou o goleiro Max. A bola entrou e Alício Pena Júnior validou o gol de empate.
O segundo tempo começou morno, mas ganhou em emoção após novamente o árbitro entrar em cena. Primeiro, ele expulsou o estreante técnico Dorival Júnior, do São Caetano. Depois, mostrou o cartão vermelho para o zagueiro Thiago, também da equipe do ABC, que cometeu falta dura e foi para o chuveiro mais cedo.
Em vantagem numérica, o Botafogo partiu para cima do São Caetano e chegou a encurralar os visitantes no campo de defesa. A pressão, no entanto, não foi além dos sustos. O Azulão conseguiu se arrumar em campo e agüentou bem as investidas dos donos da casa, chegando até a incomodar nos contra-ataques.
Ironicamente, o Botafogo achou o gol quando também teve um jogador expulso. Maicon, que havia acabado de entrar, fez falta dura em Leandro Lima e recebeu o cartão vermelho. Aos 39 minutos, Reinaldo recebeu a bola de Juca na área e tocou na saída de Mauro para fechar o placar: 2 a 1. O São Caetano ainda pressionou nos últimos minutos, porém sem conseguir mudar o resultado.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.