| hmin
A polícia secreta da Colômbia prendeu em Bogotá seis membros de um comando urbano das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que pretendiam realizar um atentado contra o presidente eleito do país, Álvaro Uribe, na próxima quarta-feira, dia da posse.
Javier Ramos, chefe de segurança pública do Departamento Administrativo de Segurança (DAS – polícia secreta), informou que o comando também pretendia cometer atentados contra o atual presidente Andrés Pastrana e entidades públicas da capital.
– Eles integram forças especiais das Farc, as quais pretendiam realizar atentados terroristas para desconfigurar a posse de Uribe – afirmou Ramos.
Segundo o chefe do DAS, estes homens desejavam derrubar o helicóptero do presidente eleito. De acordo com as investigações, o plano também incluía atentados contra sedes estatais como instituições da polícia e do exército e estações do sistema de transporte de massa.
Na noite de sábado, um carro-bomba explodiu no norte de Bogotá e uma mulher ficou ferida, revelou um porta-voz da polícia metropolitana.
– Foi um carro carregado de explosivos, mas de baixo poder. Temos civis feridos. Ainda é cedo para dizer, mas todos os indícios levam a crer que esta foi mais uma ação das milícias urbanas das Farc, revelou o porta-voz.
– O atentado foi leve, sem a gravidade usual, mas foi um desafio terrorista – disse o prefeito de Bogotá, Antanas Mockus.
O comandante da polícia de Bogotá, general Héctor Castro, disse que nas últimas horas os organismos de segurança têm realizado batidas nos bairros populares do sul da capital.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.