Notícias

 |  hmin

Polícia descobre plano de atentado contra presidente colombiano

Um carro-bomba explodiu no norte de Bogotá na noite de sábado

A polícia secreta da Colômbia prendeu em Bogotá seis membros de um comando urbano das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que pretendiam realizar um atentado contra o presidente eleito do país, Álvaro Uribe, na próxima quarta-feira, dia da posse.

Javier Ramos, chefe de segurança pública do Departamento Administrativo de Segurança (DAS – polícia secreta), informou que o comando também pretendia cometer atentados contra o atual presidente Andrés Pastrana e entidades públicas da capital.

– Eles integram forças especiais das Farc, as quais pretendiam realizar atentados terroristas para desconfigurar a posse de Uribe – afirmou Ramos.

Segundo o chefe do DAS, estes homens desejavam derrubar o helicóptero do presidente eleito. De acordo com as investigações, o plano também incluía atentados contra sedes estatais como instituições da polícia e do exército e estações do sistema de transporte de massa.

Na noite de sábado, um carro-bomba explodiu no norte de Bogotá e uma mulher ficou ferida, revelou um porta-voz da polícia metropolitana.

– Foi um carro carregado de explosivos, mas de baixo poder. Temos civis feridos. Ainda é cedo para dizer, mas todos os indícios levam a crer que esta foi mais uma ação das milícias urbanas das Farc, revelou o porta-voz.

– O atentado foi leve, sem a gravidade usual, mas foi um desafio terrorista – disse o prefeito de Bogotá, Antanas Mockus.

O comandante da polícia de Bogotá, general Héctor Castro, disse que nas últimas horas os organismos de segurança têm realizado batidas nos bairros populares do sul da capital.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.