| 15/05/2006 08h16min
O técnico da seleção japonesa, o brasileiro Zico, anunciou hoje a lista de convocados do país para a Copa do Mundo da Alemanha, com destaque para estrelas européias.
Zico incluiu na lista de 23 nomes os jogadores japoneses mais emblemáticos estabelecidos na Europa, como Nakata (Bolton Wanderers), Nakamura (Celtic de Glasgow) e Inamoto (West Bromwich).
Entre os escolhidos que disputam o torneio nacional japonês, a J-League, estão atletas já consagrados, como o ex-meia do Feyenoord, Shinyi Ono. Com isso, a seleção contará com um alto grau de experiência, até porque 11 dos convocados disputaram a última Copa.
A surpresa veio com o anúncio do último nome da lista, revelada no hall de um hotel situado no centro de Tóquio, que reuniu ainda cerca de 300 jornalistas. Isso porque o brasileiro convocou o atacante Seiichiro Maki, uma das revelações da temporada no Japão, e deixou de fora do Mundial Tatsuhiko Kubo (Yokohama Marinos), tido como grande favorito à vaga e um dos homens de confiança de Zico.
O treinador justificou a decisão pelos inúmeros problemas físicos sofridos por Kubo nos últimos meses.
– Necessito de todos em perfeitas condições. Não posso me preocupar durante uma Copa do Mundo com o fato de um atleta não poder jogar – disse Zico.
No entanto, Zico convocou o ex-atacante da Sampdoria Atsushi Yanagisawa, que se recupera de um problema no tornozelo.
O anúncio do técnico também teve um certo sabor de despedida, pois Zico já havia anunciado antes que deixará o cargo após a disputa do Mundial na Alemanha, para tentar a sorte na Europa.
– Obrigado por estes quatro anos, nos quais procurei oferecer tudo o que aprendi ao longo de minha carreira – disse, fazendo referência à Federação de futebol local e à torcida japonesa.
O ex-jogador brasileiro deixará o futebol japonês após 15 anos.
A seleção do país começará sua concentração para o Mundial na próxima sexta-feira, em Fukushima, na região norte do Japão.
Uma semana depois, em 26 de maio, embarcará rumo à Alemanha, onde disputará dois amistosos: um contra a seleção anfitriã (30 maio) outro diante de Malta (4 de junho), antes do início da Copa.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.