| 12/04/2002 07h32min
Uma aliança de 25 países acusou nessa quinta-feira, dia 11, em Genebra, na Organização Mundial de Comércio (OMC), os Estados Unidos de “violação sistemática” das regras de salvaguardas à importação de produtos. A aliança, formada por União Européia (UE), Japão, Coréia, China, Suíça, Noruega, Venezuela, Bulgária, Nova Zelândia, México e Canadá, reuniu-se com representantes dos EUA na OMC para tentar uma solução para as barreiras norte-americanas à importação de aço.
– Há consenso entre os países prejudicados de que as barreiras dos Estados Unidos violam as regras da OMC, e queremos que elas sejam retiradas – disse um assessor jurídico da UE, lembrando que a Casa Branca já foi condenada seis vezes na OMC, por desrespeito a regras de aplicação de medidas restritivas.
As negociações continuam nesta sexta-feira, dia 12, em Genebra. Os europeus alertaram que, se não houver acordo, a aliança pedirá, até 6 de maio, a abertura de painel (comitê de arbitragem) de juízes internacionais sobre a legalidade da lei norte-americana. A UE exige US$ 2,5 bilhões por perdas sofridas, sob pena de retaliar produtos norte-americanos.
O Brasil vai esperar até o dia 16 para tomar uma iniciativa. Semana que vem termina o prazo para o presidente George W. Bush reavaliar as barreiras ao aço, e o Brasil espera obter um aumento de sua cota.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.