| 12/04/2002 00h08min
Um general venezuelano disse nesta quinta-feira, 11 de abril, que o governo do presidente Hugo Chávez "abandonou suas funções" e que o país está sob controle das Forças Armadas. O general da Guarda Nacional Alberto Camacho Kairuz fez o anúncio na TV local depois de altos oficiais militares terem responsabilizado o presidente pela violência durante um protesto gigante contra o presidente, no qual ao menos 12 pessoas morreram em choques com a polícia.
Camacho, acompanhado por outros oficiais, disse não saber exatamente onde estava Chávez, mas fez um chamado público pela retirada de veículos blindados que estavam ao redor do palácio presidencial de Miraflores. O grupo de oficiais afirmou que uma "transição pacífica" terá lugar nesta semana.
Em um discurso transmitido em cadeia de rádio e TV, antes da rebelião, Chávez, 47 anos, acusou os canais privados de televisão de incitarem um megaprotesto que ocorreu na Capital, com um saldo de pelo menos 12 mortos, e determinou a suspensão das transmissões privadas por tempo indeterminado. Horas depois, as TVs voltaram ao ar.
Chávez foi eleito presidente em 1999. Durante seu governo, desagradou a quase todas as classes. Por conta de uma série de reformas, as instituições venezuelanas ficaram praticamente subordinadas ao Executivo. A Ação Democrática, maior partido de oposição, chegou a pedir à Suprema Corte que destituisse o presidente por incapacidade mental, considerando-o mentiroso, extremamente agressivo e um megalomaníaco autoritário, apresentando o pedido amparado em relatórios de psiquiatras sobre análises comparativas de sua personalidade com as de Idi Amin Dada (ex-ditador de Uganda), Adolf Hitler, Benito Mussolini e Fidel Castro.
Quando a Federação de Câmaras da Venezuela, o maior grupo empresarial do país, convocou uma paralisação em protesto a um pacote de 49 leis que mudavam os critérios para produção e exploração do petróleo, a maior riqueza do país, recebeu apoio da Central dos Trabalhadores. Desde fevereiro, militares de alta patente vinham se manifestado publicamente contra Chávez.
Chávez, um tenente coronel reformado, nasceu na localidade de Sabaneta, no estado de Barinas, 420 quilômetros ao sudoeste de Caracas. Em 71, ingressou na academia militar. Ele está em seu segundo casamento, com Marisabel Rodríguez, com tem uma filha. Do seu primeiro casamento, tem outros três filhos.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.