| 19/01/2006 18h43min
A Varig apresentou nesta quinta, dia 19, aos credores da companhia um modelo preliminar de reestruturação societária, dentro do plano de recuperação judicial aprovado no dia 19 de dezembro de 2005. A proposta foi apresentada pelo presidente da companhia, Marcelo Bottini, que também é o gestor interino do processo de recuperação.
A idéia é discutir a proposta, elaborada pela gestora de recursos ASM Asset Management, com os credores, que farão observações e sugestões. O desenho final deverá ser aprovado na próxima assembléia de credores, marcada para o dia 13 de fevereiro. Anteriormente a data marcada para a assembléia era 31 de janeiro mas, segundo Bottini, o Diário Oficial perdeu o prazo para publicação do edital de convocação, que deve ser divulgado 15 dias antes da data da assembléia.
Na proposta apresentada por Bottini aos credores está a criação de um Fundo de Investimento em Participações (Fip-Controle), que terá todas as ações hoje em poder da Fundação Ruben Berta (FRB), controladora da Varig. Os credores que desejarem poderão comprar cotas, dentro de um fundo de investimento, denominado Fip-Crédito, ou investir na empresa isoladamente.
A sugestão é que as cotas dos Fips sejam ativos negociáveis em Bolsa, oferecendo, assim, liquidez aos credores e promovendo a valorização das cotas. Esta estrutura permite, por exemplo, que os credores que decidirem por converter a dívida em ações da empresa possam vender suas cotas no mercado secundário.
– O credor poderá se organizar em Fips de crédito ou ser um investidor fora deste fundo. Os funcionários também poderão converter débitos em ações. Credores das classes 1, 2 e 3 poderão investir – disse Bottini.
A proposta sugere também que seja implantado na empresa um alto padrão de governança corporativa, com um Conselho de Administração profissional e independente, avaliado e remunerado pelo cumprimento das metas do plano de recuperação da empresa.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.