| hmin
Pela primeira vez em 23 anos de pontificado, o papa João Paulo II deixou de realizar nesta quinta-feira, dia 28, o tradicional rito de Lava-pés devido às dores causadas pela artrose no joelho direito.
O ritual foi realizado representado pelos cardeais Angelo Sodano, secretário de Estado do Vaticano, e Roger Etchegaray, que repetiram o gesto de Jesus com os 12 apóstolos com o qual assumiu sua condição de servo dos homens.
O papa também não pôde celebrar a missa que iniciou o Tríduo Pascal, mas a presidiu e leu a homilia. A missa que lembrou a Última Ceia ("In Coena Dominis") foi celebrada pelo cardeal Sodano.
O Papa presidiu - embora também sem celebrar - na Basílica de São Pedro a tradicional Missa Crismal, durante a qual abençoou os Santos Óleos e em cuja homilia pediu pelos sacerdotes que não respeitaram as obrigações do sacerdócio. A Missa Crismal marca o começo do Tríduo Pascal que, como ressaltou o Papa, é o centro e o auge do Ano Litúrgico.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.