Notícias

 | 23/03/2002 12h25min

MST invade fazenda dos filhos de FH em Minas

Grupo ameaça colocar fogo no local caso Exército queira invadir

Um grupo de família do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiu na madrugada deste sábado, dia 23, a fazenda Córrego da Ponte, dos filhos do presidente Fernando Henrique Cardoso. A fazendo é localizada próximo ao município de Buritis, em Minas Gerais. A família do presidente deverá entrar na Justiça com um pedido de reintegração de posse da fazenda.

Fernando Henrique Cardoso, que está no Palácio da Alvorada, foi informado sobre a invasão no início desta manhã. Segundo assessores do Palácio do Planalto, o presidente ficou indignado e muito preocupado, porque considerou o ato uma ofensa à democracia brasileira.

Os sem-terra estavam acampados desde o último dia 21 em Buritis e pediam uma audiência com a responsável no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) pelos conflitos rurais, Maria de Oliveira. Eles reivindicam o assentamento de 200 famílias, entre elas 80 excedentes de assentamentos no noroeste mineiro.

Segundo um dos coordenadores nacional do MST, Clédson Mendes, as famílias pretendem ficar na fazenda até que o Incra atenda às reivindicações. Mendes disse que além do assentamento de 200 famílias, o MST quer obras de infra-estrutura em assentamentos no noroeste de Minas Gerais.

A Polícia Federal já cercou a fazenda em Buritis. Segundo Mendes, um representante da PF, que não ele não soube dizer o nome, exigiu que os sem-terra deixassem o local imediatamente. O grupo ameaça colocar fogo na sede e nas máquinas agrícolas se soldados do Exército forem para o local.


 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.