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 | 06/08/2005 14h29min

Valério pode ter saldado dívidas de campanha de Lula

Época diz que os custos da eleição teriam superado os gastos declarados

Reportagem da revista Época desta semana indica que Marcos Valério de Souza, o empresário suspeito de ser o operador do mensalão, pode ter irrigado as contas da campanha presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002. Ministros, candidatos petistas nas eleições passadas e assessores próximos ao presidente teriam lançado dúvidas sobre os reais custos da campanha de Lula. A convicção é de que os gastos foram superiores aos R$ 21 milhões declarados oficialmente à Justiça Eleitoral, o que desmentiria o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares.

– Tem dinheiro do Valério, sim – admite um petista com trânsito no Palácio do Planalto.

E completou:

– A campanha extrapolou qualquer limite, especialmente no segundo turno. Ficou um buraco enorme e foi aí que o Valério apareceu para ajudar.

Demonstrando a disposição de revelar o que sabe, Valério estaria empurrando a conta para dentro do Palácio do Planalto. Em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo na sexta-feira, o empresário afirmou que contará tudo, "mas não de uma vez":

– Vou contar devagarinho e vou fazer um estrago, um barulhão.

Na terça-feira, Valério entregou à Procuradoria-Geral da República uma lista com os nomes dos supostos beneficiários dos R$ 55,8 milhões que ele tomou emprestados em bancos e repassou a Delúbio. A maior soma, de R$ 15,5 milhões, foi destinada a Zilmar Fernandes da Silveira, sócia do publicitário Duda Mendonça, e a pessoas ligadas ao marqueteiro da campanha de Lula. Desse total, mais de R$ 10 milhões teriam sido repassados no primeiro semestre de 2003. Há fortes indícios de que o dinheiro teria servido para pagar dívidas da campanha eleitoral do ano anterior.

Se essa hipótese se confirmar, cairá por terra a versão do ex-tesoureiro do PT de que a campanha de Lula não recebeu ajuda de Valério. Em 2002, Mendonça cuidou de apenas três campanhas petistas. A presidencial e a dos candidatos majoritários em São Paulo e no Rio de Janeiro. Na contabilidade oficial, o publicitário recebeu R$ 7 milhões da campanha de Lula.

As informações são do jornal Zero Hora.

 
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