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 | 24/08/2001 00h49min

Casa da Agricultura apresenta cardápio que gera bilhões

Produtos brasileiros apoiados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária do Abastecimento (Mapa) na conquista do mercado externo serão divulgados na Expointer 2001. Os visitantes da Casa da Agricultura poderão degustar, entre outras alternativas, uma grande variedade de frutas, bebidas, carnes, peixes e café, alguns dos responsáveis pelo aumento do superávit do agronegócio de US$ 14,9 bilhões para US$ 17 bilhões nos últimos doze meses. As Atividades O que as secretarias do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento planejam para a Expointer 2001, entre 25 de agosto e 2 de setembro: Cachaça Oito marcas de cachaça produzida no Rio Grande do Sul e em outras regiões produtoras no Brasil serão oferecidas ao público com o objetivo de promover a bebida típica, em especial a caipirinha. Alemanha, Portugal e Inglaterra são mercados já atentos à bebida, uma das mais versáteis no preparo de coquetéis. Em função do uso impróprio da denominação “cachaça” no exterior, o Ministro da Agricultura pleiteia na Uniao Européia (UE) o reconhecimento da cachaça como bebida destilada da cana-de-açúcar genuinamente brasileira. Hoje, quando o setor investe em marketing e capacitaçao técnica dos produtores, a produção nacional chega a 1,3 bilhão de litros por ano. Pescado A degustação de sushi e sashimi feitos a partir da tilápia e da carpa será uma das estratégias de promoção do pescado nacional na Casa da Agricultura. Nos últimos doze meses, as exportações de pescado aumentaram 40%, com destaque para a exportação de camarão, 94% maior comparados os dois últimos períodos. A manutenção da Europa como principal comprador e o crescimento em novos mercados, como Israel, Ira, Egito, Bulgária, França e Portugal, entre outros, são as mais importantes conquistas do setor. Cortes de carne especiais tipo exportação produzidas no Sul também poderão ser apreciadas. Frutas tropicais Frutas tropicais como caju, mamão papaya, manga, melão e uva, contempladas pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Fruticultura, poderão ser apreciadas no estande da Casa da Agricultura, onde haverá apresentação de uma nova variedade de uva - a BRS Lorena. A variedade permite a fabricaçao de um espumante, tipo Asti, e foi desenvolvida pela Embrapa. A promoção da fruticultura é uma das estratégias do Ministério da Agricultura para elevar as exportações do setor a US$ 1,5 bilhão em 2005. Café A Casa da Agricultura irá promover também os cafés brasileiros. O produto produzido em regiões como a mogiana paulista, o cerrado mineiro, o oeste baiano e capixaba estarão à disposição para degustação no estande. O Brasil é o único país do mundo a produzir tantas variedade sde café. O mercado interno brasileiro cresceu 55% na década de 90, maior taxa registrada mundialmente.


 
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