Notícias

 |  hmin

Livro afirma que Estadual teve dois campeões nos anos de 35 e 36

O escritor Edson dos Santos lança nesta quinta, dia 25, na cidade de Joinville, o livro Show de Bola – A História do Futebol. A obra é resultado de quase 10 anos de pesquisa e faz um relato de todos os campeonatos catarinenses e suas equipes desde que o futebol existe no Estado.

O livro também vem com uma polêmica. O autor afirma que os estaduais de 1935 e 1936 – anos em que o Figueirense foi campeão – tiveram na verdade dois vencedores.

Ele explica que a Federação Catarinense de Desportos, como era chamada na época, entrou em crise em 1932 e não realizou campeonato no ano seguinte.

Em 1934, o campeonato foi retomado, mas os clubes do interior não eram mais filiados à federação e sim à Associação Catarinense de Desportos (ACD). Em 35 e 36, o Figueira foi campeão pelo torneio realizado com os times de Florianópolis pela federação.

– Mas o Caxias de Joinville e o Ypiranga de São Francisco do Sul também têm que ser considerados campeões dos mesmos anos porque disputaram o campeonato da ACD, explica o escritor.

O livro, que tem 270 páginas e foi editado pela Universidade Regional de Joinville (Univille), conta também histórias do futebol amador e dos times catarinenses na Série A do Campeonato Brasileiro.

As informações são do Diário Catarinense.


 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.