Notícias

 | 28/10/2008 18h52min

Maradona é o novo técnico da Argentina

Ex-jogador substituirá Alfio Basile, que pediu demissão recentemente

Atualizada às 21h35min

O nome de Diego Maradona foi confirmado como novo técnico da seleção argentina pelo presidente da federação local, Julio Grondona. Maradona substituirá Alfio Basile, que pediu demissão recentemente.

Diego Maradona esteve reunido com o presidente da Associação do Futebol Argentino (AFA), Julio Grondona, durante boa parte da tarde desta terça-feira. Carlos Bilardo, treinador campeão mundial em 1986, deve ser o coordenador técnico.

— Ficou claro na conversa (com Grondona) que o time escalo eu. Vou escutar Carlos (Bilardo) sobre tudo, não se pode descartar um homem que sabe tanto — disse Maradona em entrevista à rádio La Red, segundo o site GloboEsporte.com.

O maior jogador argentino de todos os tempos voltou nesta terça-feira a Buenos Aires, após viajar pela Geórgia, onde disputou um amistoso. No entanto, evitou falar com a imprensa no aeroporto de Ezeiza.

Mais cedo, Grondona afirmou que defende a idéia de implantar um grupo de treinadores na seleção até o fim das Eliminatórias Sul-Americanas à Copa de 2010.

Pouca experiência como treinador

Apesar de ter um currículo vitorioso como jogador, o astro argentino Diego Maradona chega ao comando da seleção de seu país com pouca experiência no comando de equipes. Esteve à frente do Deportivo Mandiyú, em 1994, onde conseguiu apenas uma vitória em 12 jogos. No ano seguinte, foi treinador do Racing de Avellaneda, com o qual ganhou duas partidas, empatou seis e perdeu três.

Esta curta experiência foi criticada pelo ex-jogador argentino Jorge Valdano, na semana passada, quando o nome de Maradona ainda não havia sido confirmado.

— Diego não teve experiência como treinador, exceto alguns trabalhos esporádicos. Não é fácil ser treinador da seleção. Isso me parece arriscado — disse ao canal argentino TyC Sports.

Valdano disse ainda que respeita Maradona, seu companheiro na conquista da Copa do Mundo de 1986, mas acredita que a falta de experiência torna difícil sua chegada à seleção:

— É muito difícil chegar à seleção sem ter uma experiência prévia em equipes.

Já na carreira como jogador, Diego conquistou 12 títulos e disputou quatro Copas do Mundo em seus 21 anos como profissional, em carreira iniciada em 1976 no Argentinos Juniors, uma semana antes de completar 16 anos de idade.

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.