Notícias

 | 24/07/2008 03h35min

Grêmio tem chance de assumir a liderança nesta quinta-feira

Com o empate do Flamengo, equipe tricolor pode chegar aos 28 pontos se vencer o Figueirense

Luís Henrique Benfica  |  luis.benfica@zerohora.com.br

O pênalti perdido por Ibson no Canindé, ontem à noite, refletiu no Olímpico. Como o Flamengo apenas empatou em 2 a 2 diante da Portuguesa, o Grêmio terá a chance de assumir hoje a liderança do Brasileirão. Basta vencer o Figueirense, às 20h30min, no Orlando Scarpelli. O time catarinense não perde para o Grêmio desde 2003.

Chegar ao primeiro lugar passará por Tcheco. O vazio provocado no início do mês pela súbita saída de Roger, que trocou o Grêmio pelos dólares do Catar, foi preenchido pelo meia de 32 anos, que voltou da Arábia Saudita para virar referencial de equilíbrio da equipe.

Tcheco é o que se pode definir como o moderador do time. É dele a função de reter a bola e acalmar as ações quando a equipe depara com dificuldades na partida. Sem falar na precisão dos passes. Trata-se do complemento ideal para hamornizar um meio-campo vitaminado pela energia de Rafael Carioca, 18 anos, e Willian Magrão, 21.

— Os garotos possuem muito ímpeto. Isso é natural, pela idade. Meu estilo de jogo é mais cadenciado. Acho que as duas características casam bem — observa.

Foi o que ocorreu no 1 a 0 sobre o Cruzeiro, sábado. No segundo tempo, mesmo que o adversário esboçasse tímida capacidade de reação, o Grêmio manteve a marcação por pressão. Gastou mais energia do que o necessário. Tcheco, então, pediu aos companheiros que reduzissem o ritmo.

— Quando se está na frente, é preciso dar uma freadinha e passar a jogar no erro do adversário — ensina.

Tcheco reconhece que a saída de jogadores como o lateral-direito Patrício, o zagueiro Willian e o volante Sandro Goiano reduziu muito a rodagem da equipe. Hoje, junto com Pereira, 28 anos, e Paulo Sérgio, 29, ele ajuda no amadurecimento dos jovens.

Rafael Carioca é um dos que mais se beneficiam dos ensinamentos. Segundo Tcheco, trata-se de um jogador de grande futuro, com possibilidade de chegar à Seleção. Ainda assim, precisa ser lapidado, como ocorreu com Lucas e Carlos Eduardo.

— Ele tem muita técnica para um volante, o que representa um grande diferencial na posição. Mas, às vezes, pode soltar a bola com um pouquinho mais de rapidez — analisa.

Celso Roth viajou a Florianópolis sem anunciar o time. No treino de ontem, testou Helder e Perea como titulares. A tendência é que escale Anderson Pico na lateral-esquerda e André Luís ao lado de Marcel no ataque.
 
Confira a tabela do Brasileirão:

Jefferson Botega  / 

Vitória sobre o Cruzeiro, no fim de semana, habilitou o clube gaúcho a almejar a ponta na tabela
Foto:  Jefferson Botega


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

23/07/2008 13h20min
Eduardo Costa mostra mágoa com dirigentes ao deixar o Grêmio
23/07/2008 04h14min
Saída do zagueiro Léo começa a ser encaminhada
23/07/2008 03h49min
Grêmio quer trazer atacante brasileiro que atua no Exterior
22/07/2008 20h10min
Celso Roth aguarda por Léo para definir equipe contra o Figueirense
22/07/2008 18h43min
Clube libera Eduardo Costa para voltar à Espanha
22/07/2008 13h31min
Roth dá sinais de que manterá Anderson Pico no time
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.