Notícias

 | 28/01/2003 19h54min

Presidente do COB faz prestação de contas no Rio

A fim de ilustrar o significado da Lei Agnelo/Piva para o esporte olímpico nacional, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, prestou contas do primeiro ano de aplicação da lei que destina 2% da arrecadação bruta das loterias federais ao COB.

O esclarecimento do uso do dinheiro ocorreu no Hotel Glória, no Rio de Janeiro, nesta terça, dia 28. Nuzman revelou como foram utilizados R$ 43.173.626,77, relativos ao período de janeiro a dezembro de 2002.

– Nunca uma organização não-governamental fez nada parecido neste país ao mostrar suas contas. De tudo, cada detalhe, temos um documento correspondente arquivado – comparou Nuzman, prometendo que, se houver erros ou denúncias, serão examinados.

A publicação do balanço total de 2002 do COB, incluindo a Lei Agnelo/Piva, auditado por uma empresa  independente e aprovado pela sua Comissão Fiscal e Assembléia Geral, deverá ocorrer até o dia 14 de fevereiro.

Mas, mais do que esse procedimento, Nuzman garantiu valorizar os relatórios trimestrais enviados ao Tribunal de Contas da União (TCU), que, de forma permanente e atemporal, pode mandar a fiscalização, contestá-los, solicitar mais informações ou fazer recomendações.

Em tempos de déficit generalizado, O COB ficou até com saldo de caixa em 31 de dezembro de 2002. Para dar inveja a boa parte dos governadores de Estado, sobraram mais de R$ 12,4 milhões.

– Procuramos ser conservadores, porque não sabemos o que acontecerá em 2003. O COB precisa de uma reserva. A organização do Pan (Jogos Pan-Americanos de agosto deste ano, em Santo Domingo, na República Dominicana) tem demonstrado deficiência e não temos idéia ainda das carências e do quanto iremos gastar – explicou o presidente do COB.

Depois de quase duas horas de explanação, Nuzman chamou um dos pais da lei, o atual ministro do Esporte, Agnelo Queiroz.

– É gratificante ver como uma lei pode modificar a história de um esporte. Ainda mais porque sempre há desconfiança sobre a aplicação dos recursos públicos. Esta prestação de contas significa que a profissionalização, principalmente das confederações, está sendo encaminhada – afirmou o ministro.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.