Notícias

 | 04/03/2008 17h57min

Embaixador confirma presença de Chávez em cúpula do Grupo do Rio

Não foi revelado se o presidente da Venezuela manterá reuniões bilaterais com alguns dos governantes participantes

O embaixador da Venezuela na República Dominicana, Francisco Belisario Landis, confirmou hoje o comparecimento do presidente de seu país, Hugo Chávez, à XX Cúpula do Grupo do Rio, que terá início na próxima sexta-feira, em Santo Domingo.

Landis disse em entrevista coletiva que a cúpula está na agenda de Chávez, e que só um "imprevisto" o faria cancelar sua participação no encontro.

O diplomata acrescentou que a missão diplomática trabalha na coordenação da visita, e que já se encontram em território dominicano representantes das diferentes instituições venezuelanas que participarão da cúpula.

No entanto, Landis afirmou que, por motivos de segurança, não poderia confirmar a hora da chegada do líder venezuelano ao país, embora tenha assinalado que desembarcará no país antes de sexta-feira.

Landis também não revelou se o presidente da Venezuela manterá reuniões bilaterais com alguns dos governantes que participarão da cúpula.

O embaixador convocou uma entrevista coletiva para analisar a crise suscitada após a morte, no sábado, do número dois das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), conhecido como Raúl Reyes, pelas forças militares colombianas em território equatoriano.

Landis rejeitou de forma categórica a incursão da Colômbia em território equatoriano, e disse que a morte de Reyes dificultará a busca de um acordo humanitário com as Farc.

Sobre a descoberta de um computador, que segundo o diretor da polícia colombiana, general Oscar Naranjo, pertencia ao porta-voz das Farc, e que supostamente continha informações sobre um suposto financiamento da Venezuela a essa guerrilha, Landis disse que isto é uma "calúnia" que tem como objetivo difamar o presidente Chávez.

EFE
Palacio de Miraflores, EFE / 

Cúpula está na agenda de Chávez e só um "imprevisto" o faria cancelar sua participação no encontro, diz embaixador
Foto:  Palacio de Miraflores, EFE


Quem tem razão nesta crise: Hugo Chávez ou Uribe?
Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

04/03/2008 15h17min
Lula diz que Colômbia violou soberania e quer ação da OEA
04/03/2008 14h21min
Bush apóia Uribe em disputa com Chávez e Correa
04/03/2008 14h13min
França diz que Colômbia sabia dos contatos com Reyes
04/03/2008 10h19min
Venezuela fecha fronteira e expulsa funcionários da embaixada colombiana
04/03/2008 10h05min
Colômbia quer mediação da UE em crise
04/03/2008 07h55min
OEA discute hoje crise diplomática entre Colômbia, Equador e Venezuela
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.