Notícias

 | 02/03/2008 18h40min

Governo do Equador retira seu embaixador na Colômbia

Franciso Suéscum foi retirado após ação das Farc

O governo do Equador anunciou neste domingo a retirada de seu embaixador na Colômbia, Francisco Suéscum, após a "transgressão dos princípios de soberania e
integridade territorial" por parte das Forças Armadas colombianas, ao incursionar em solo equatoriano para matar o número dois das Farc, Raúl Reyes.

— O Equador resolveu retirar, imediatamente, seu embaixador em Bogotá frente aos graves fatos ocorridos na zona fronteiriça, que constituem uma transgressão aos princípios de soberania e integridade territorial amparados pelo direito internacional — informou em comunicado a Chancelaria.

Além disso, convocou o embaixador da Colômbia em Quito, Carlos Holguín, para avisá-lo da decisão, depois de divulgar um comunicado de imprensa do governo colombiano no qual Bogotá nega que tenha violado o território equatoriano na operação militar da madrugada de sábado, no qual resultaram mortos 17 guerrilheiros das Farc.

A operação, na qual faleceu o porta-voz internacional das Farc, Raúl Reyes, é considerada pelo Equador como uma "agressão" e uma "bofetada no país", pois aconteceu em território equatoriano, na zona de Angostura, na província amazônica de Sucumbíos.

Além disso, Quito, após receber relatórios militares do lugar onde se produziram os eventos, qualificou a morte dos guerrilheiros das Farc como uma "massacre" cometido pelas forças de segurança colombianas.

A deterioração das relações entre ambos países, por causa do incidente fronteiriço, também levou o presidente equatoriano a retirar o convite do governo colombiano para que assista à inauguração de uma planta de produção de etanol no departamento colombiano de Santander, o próximo 30 de março.

Adicionalmente, o comunicado da Chancelaria precisou que o embaixador Suéscum chegará nessa noite em Quito.

As investigações efetuadas pelos militares equatorianos na zona de Angostura, na floresta amazônica do nordeste do Equador, permitiram determinar que na madrugada do sábado aconteceu um bombardeio sobre uma base clandestina improvisada pelas rebeldes Farc.

Além disso, o Equador sustenta que tropas colombianas penetraram na zona para levar os cadáveres de Reyes e de Julián Conrrado, comandantes dessa guerrilha.

Ali se encontraram 11 cadáveres de guerrilheiros e, segundo últimos relatórios, três mulheres feridas desse grupo foram transferidas de Angostura para a cidade de Nueva Loja, a capital de Sucumbíos

EFE

Mais Notícias

Catarinense 2009  13/05/2009 10h46min
Lateral Badé, da Chapecoense, vai defender o Náutico
Catarinense 2009  13/05/2009 10h17min
Silas e Ovelha pegam gancho de 30 dias por xingar árbitro
Catarinense 2009  07/05/2009 23h25min
Avaí domina a seleção eleita pelos internautas
Catarinense 2009  05/05/2009 20h58min
Rafael Morisco, da Chapecoense, acerta com o Vasco
Catarinense 2009  05/05/2009 20h30min
Avaí e Chapecoense dominam seleção dos melhores do Catarinense 2009
Catarinense 2009  05/05/2009 18h43min
Luis Ricardo chega ao Avaí e diz que vai trabalhar para ter seu espaço no time
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.