Notícias

 | 09/02/2008 15h27min

Hillary e Obama buscam favoritismo democrata

Disputa segue acirrada após a Superterça

Ainda sem um favorito claro para concorrer à Presidência dos EUA nas eleições de novembro, o Partido Democrata acompanhará neste sábado mais um difícil duelo entre os pré-candidatos Hillary Clinton e Barack Obama nas prévias de Washington, Louisiana e Nebraska. A disputa será a primeira depois da concorrida Superterça, no último dia 5, e deve ter como foco o apoio feminino às duas candidaturas.



Entre os republicanos, a disputa entre o favorito John McCain e o azarão Mike Huckabee também será em três estados, e promete ser dura, apesar da sensação generalizada de que dificilmente Huckabee reverterá a dianteira de McCain.

Desde a Superterça, quando 22 estados americanos realizaram prévias democratas, Hillary e Obama estão praticamente empatados, o que indica que a já histórica disputa entre o primeiro negro e a primeira mulher com chances reais de conseguirem a Presidência será apertada até a convenção nacional do partido, em agosto.

Neste sábado, as prévias em Washington, Nebraska e Louisiana irão distribuir 161 delegados entre os dois candidatos — cerca de 10% do total necessário para a conquista da nomeação. Desses três estados, dois — Washington e Nebraska — são caucuses (espécie de assembléias partidárias), disputas em que Obama tem se saído melhor.

Na contagem geral, Hillary tem cerca de 1.055 delegados contra 998 de Obama. São necessários 2.025 para obter a indicação democrata. A pequena vantagem de Hillary deve-se principalmente a sua liderança na preferência dos chamados "Superdelegados", líderes do Congresso e dirigentes partidários que podem votar em quem escolherem na convenção de agosto.

Do lado republicano, as prévias deste sábado acontecem na Louisiana, Washington e Kansas. McCain, que teve uma semana memorável — venceu de lavada a Superterça e faturou com a desistência de seu principal adversário dentro do partido —, tenta agora reverter a imagem de "o mais democrata" dos republicanos e conseguir apoio da base conservadora do partido. Para isso, ele tem se colocado como o mais eficaz defensor dos Estados Unidos contra o terrorismo.

Agência Estado
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.