Notícias

 | 06/02/2008 06h26min

Superterça confirma liderança de McCain, mas mantém incógnita democrata

Hillary ficou com menos Estados que Obama, mas obteve vitória em regiões de peso

Os pré-candidatos às eleições presidenciais dos Estados Unidos Barack Obama e Hillary Clinton demonstraram que os democratas estão mais divididos que nunca, enquanto os republicanos conseguiram na Superterça, realizada na noite desta terça-feira, unir suas forças em torno de John McCain. O senador é o favorito para conseguir a candidatura por seu partido.

McCain venceu em nove Estados, entre eles Califórnia e Nova York, os dois principais desta Superterça, por ter o maior número de delegados nas convenções nacionais dos dois partidos. O mesmo ocorre com Hillary, que demonstrou sua força na Califórnia e Nova York. No entanto, Obama conseguiu vencer em 13 Estados, contra oito da ex-primeira-dama.

Os dois candidatos democratas estão, como se temia desde o princípio, praticamente empatados, e o resultado final será marcado pela distribuição de delegados nestas primárias. Segundo as regras democratas, será realizada uma distribuição proporcional à porcentagem de votos obtidos, ao contrário do que ocorre com o partido republicano, que em alguns Estados aplica esta regra, e em outros outorga os 100% de delegados ao candidato mais votado.

Além da Califórnia, Hillary provou sua força no leste dos EUA, especialmente em Nova Jersey e Nova York, onde fez valer os dois mandatos que exerceu como senadora. No entanto, a senadora foi derrotada por Obama em Connecticut, outro dos Estados vizinhos. O troco de Hillary foi dado com a vitória em Massachusetts, reduto do clã Kennedy, que recentemente deu seu apoio a Barack Obama.

A campanha de Hillary Clinton comemorou esta vitória como "a surpresa da noite", pois demonstra seu "poder em locais onde todos imaginavam que Obama venceria". A senadora venceu ainda em vários Estados do sul, como Arizona, Tennessee, Oklahoma e Arkansas, onde foi primeira-dama durante o mandato de Bill Clinton como governador.

Já Barack Obama alcançou a esperada vitória no Estado que representa no Senado, Illinois, que é ainda o terceiro em importância em número de delegados. O senador afro-americano também venceu no Alasca, Colorado, Delaware, Dakota do Norte, Idaho, Kansas, Minnesota, Missouri e Utah, assim como na Geórgia e no Alabama, dois Estados do sul com uma importante população negra.

McCain destaca-se dos demais pré-candidatos

Do lado republicano, o senador John McCain destacou-se dos outros pré-candidatos com várias vitórias importantes, especialmente em Nova York, Nova Jersey e Connecticut, onde o favorito era Rudolph Giuliani, que abandonou a corrida há uma semana. Depois de desistir da briga pela candidatura republicana, Giuliani anunciou publicamente seu apoio a McCain, o que pode ter ajudado o senador a vencer nestes três importantes Estados da costa leste dos EUA.

McCain venceu ainda em Delaware, Illinois, Missouri e Oklahoma, assim como no Arizona, o Estado que representa no Senado. Como se esperava, o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney venceu em seu Estado, assim como no Colorado, Dakota do Norte, Minnesota, Montana e Utah.

Também não foi uma surpresa a vitória no Arkansas do ex-governador deste estado Mike Huckabee, que venceu ainda na Virgínia Ocidental, no Alabama, Tennessee e Geórgia.

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.