Notícias

 | 24/04/2007 19h56min

CPI do Apagão no Senado fica para meados de maio

Líderes partidários estabeleceram prazo de 20 dias para indicações de membros

Após reunião entre os líderes partidários, os senadores decidiram na tarde desta terça-feira que o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), vai ler nesta quarta no plenário o requerimento para a criação da CPI do Apagão Aéreo. Os líderes também chegaram a um consenso sobre um prazo de 20 dias para que os partidos indiquem os membros da comissão.

O líder do Democratas, José Agripino Maia (RN), um dos principais articuladores pela instalação da CPI, chegou a defender a extensão do prazo para 30 dias, mas o senador Antonio Carlos Magalhães (DEM-BA) se opôs e Renan acabou aceitando a proposta de menor tempo.

O presidente do Senado avisou também que quando o requerimento for lido, do ponto de vista regimental, a instalação da CPI se torna irreversível. A única possibilidade de abortar a investigação seria um acordo entre os líderes.

Os governistas Romero Jucá (PMDB-RR) e Renato Casagrande (PSB-ES) afirmaram que os 20 dias de prazo darão tempo para que se construa um acordo que faça a oposição rever a idéia de instalar a CPI no Senado. Em contrapartida, o governo aceitaria negociar a composição da comissão na Câmara, cedendo a presidência ou a relatoria aos partidos oposicionistas. Tanto Agripino quanto o líder do PSDB, Arthur Virgílio (PSDB-AM), disseram considerar o acordo muito difícil.

Mais cedo, os presidentes do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), e do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), almoçaram numa tentativa de afinar o discurso da oposição antes da instalação da CPI no Senado.

Nesta quarta, haverá a definição sobre a CPI do Apagão na Câmara. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidirá sobre o recurso da oposição, que pede a instalação imediata da comissão.

AGÊNCIA O GLOBO
Geraldo Magela / Agência Senado

Presidente do Senado, Renan Calheiros, anunciou prazo de 20 dias para indicações de integrantes da CPI do Apagão
Foto:  Geraldo Magela  /  Agência Senado


Notícias Relacionadas

23/04/2007 21h33min
Oposição tenta afinar discurso sobre criação de duas CPIs
23/04/2007 14h22min
Chinaglia diz que disputa política sobre CPI do Apagão está esgotada
22/04/2007 15h03min
CPI e pacote antiviolência devem ser tema no Senado esta semana
19/04/2007 14h06min
Lula pede que base se prepare para CPI do Apagão Aéreo
18/04/2007 17h34min
Oposição protocola pedido de CPI do Apagão Aéreo no Senado
18/04/2007 12h18min
Chinaglia volta a dizer que a CPI só sai se o Supremo determinar
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.