Notícias

 | 11/10/2002 15h53min

BC anuncia medidas para conter alta do dólar e cotação recua

Depósitos compulsórios foram elevados pela instituição

O Banco Central (BC) anunciou na tarde desta sexta-feira, 11 de novembro, um aumento adicional da alíquota dos depósitos compulsórios à vista de 3% para 8%. A autoridade monetária ainda aumentou a alíquota adicional dos depósitos compulsórios a prazo de 3% para 8% e da poupança de 5% para 10%.

Depósito compulsório é um recolhimento obrigatório que o BC exige das instituições financeiras sobre os depósitos a prazo e à vista existentes nos bancos. Trata-se de uma das medidas de controle do mercado financeiro de que dispõe o BC e que tem como objetivo reduzir a liquidez dos bancos, isto é, o volume de dinheiro disponível. Com isso, as instituições dispõem de menos recursos para "ações especulativas", como comprar dólares, por exemplo.

Segundo o diretor de Política Monetária do BC, Luiz Fernando Figueiredo, as medidas retiram da economia R$ 14,2 bilhões. Ele justificou a decisão afirmando que foi adotada em razão da continuidade da volatilidade do ambiente. As medidas passam a valer a partir de 21 de outubro.

O BC também reduziu o limite máximo de exposição cambial dos bancos de 60% para 30%. O percentual de exposição cambial que conta no acordo de Basiléia passou de 75% para 100%. Figueiredo informou que estas regras passam a valer a partir do dia 16.

Com as medidas, o dólar despencou nas negociações da tarde desta sexta. Perto das 15h30min, a moeda norte-americana era negociada a R$ 3,70 para venda, uma queda de 7,26% ante o fechamento desta quinta.

Com informações da Agência Brasil e Globo News.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.