Notícias

 |  hmin

Vídeo compromete assessora de Roriz com urnas falsas

As imagens gravadas por um cinegrafista amador, que mostram a apreensão de urnas falsas, podem ser a prova para o indiciamento de políticos do Distrito Federal por crime eleitoral. A fita, gravada por um cinegrafista ligado à oposição ao governador Joaquim Roriz (PMDB), candidato à reeleição, mostra o flagrante da apreensão de duas urnas eletrônicas, ocorrida há duas semanas na cidade satélite de Brazlândia.

A gravação deverá ser enviada para a Procuradoria Regional Eleitoral até a próxima semana e é considerada uma peça importante no trabalho de investigação da Polícia Federal. O procurador Antônio Carneiro Sobrinho afirmou que, assim que receber a fita, irá remetê-la à Polícia Federal. As cenas mostram pessoas que fazem campanha para Roriz ao lado das urnas falsas. As imagens já foram mostradas, na semana passada, no horário eleitoral gratuito da Coligação Brasília Esperança (PT, PCdoB, PCB e PMN).

No vídeo, aparecem detalhes da apreensão de duas urnas eletrônicas. As máquinas clandestinas foram encontradas com Dirlene Fiel dos Santos de Souza, mais conhecida como Leninha. As urnas estavam no porta-malas do carro dirigido por ela. Leninha é coordenadora do comitê de Joaquim Roriz. Ela é casada com Ronan Batista de Souza, que até o dia 28 de agosto era secretário de Coordenação das Administrações Regionais. Ronan assumiu o posto em abril, substituindo Maria de Lourdes Abadia, que deixou o cargo para concorrer à vice-governadora na chapa de Roriz.

As imagens serão enviadas para a Procuradoria Regional Eleitoral por determinação do corregedor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Distrito Federal, desembargador Nívio Geraldo Gonçalves. Há uma semana, cinco candidatos ao governo do Distrito Federal, todos da oposição, entraram com uma representação no tribunal pedindo mais empenho e rapidez na investigação do caso e a abertura de processo por abuso de poder político e econômico. Uma cópia da fita seguiu com a representação.

As urnas apreendidas em Brazlândia foram enviadas na quinta-feira para perícia na Polícia Federal. Elas estavam guardadas no depósito público. O programa dos equipamentos simulava votos para os candidatos Jofran Frejat(PPB), Paulo Octávio (PFL), Edmar Pireneus (PTB), José Serra (PSDB), Joaquim Roriz (PMDB) e Tadeu Filippelli (PMDB).

Mais informações sobre candidatos, partidos, pesquisas, regras e números eleitorais no especial Eleições 2002.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.